Estadão é o novo parceiro de checagem de notícias do Facebook
O jornal terá acesso a posts para notícias, fotos e vídeos denunciados como falsos pela comunidade da rede social
Estadão é o novo parceiro de checagem de notícias do Facebook
BuscarEstadão é o novo parceiro de checagem de notícias do Facebook
BuscarO jornal terá acesso a posts para notícias, fotos e vídeos denunciados como falsos pela comunidade da rede social
O Facebook anunciou este mês o Estadão Verifica, unidade de checagem do grupo O Estado de S. Paulo, como o novo integrante de seu programa de verificação de fatos no Brasil. O Estadão chega para somar a outros três parceiros de checagem do Facebook – agência Lupa, Aos Fatos e Agence France Presse (AFP). Juntos, estes parceiros atuam para notificar a plataforma sobre notícias falsas e, assim, reduzir a distribuição deste tipo de conteúdo na rede social. Ao integrar o programa, o Estadão Verifica terá acesso a posts para notícias, fotos e vídeos denunciados como falsos pela comunidade do Facebook.
Para participar do programa, a unidade do Estadão também se afiliou a uma rede global de organizações de checagem certificadas e auditadas, a International Fact-Checking Network – Poynter.
O projeto de verificação de fatos da empresa foi lançado no Brasil em maio do ano passado com o objetivo de remover contas e conteúdos falsos, reduzir o alcance de conteúdos de baixa qualidade e dar mais contexto aos usuários sobre os conteúdos aos quais têm acesso.
“A desinformação distorce a realidade e nos afasta dos debates que realmente interessam. Por isso, para nós, o combate à circulação de conteúdo falso nas redes é uma questão de interesse público”, disse o editor-executivo do Estado de S. Paulo, David Friedlander, em comunicado.
Compartilhe
Veja também
Play9 terá projeto de Carnaval com 2 mil influenciadores em 2025
Produtora quer reunir nano, micro e pequenos influencers em projetos de distribuição de conteúdo que mostre a diversidade da folia pelo Brasil
O que os brasileiros mais pesquisaram no Google em 2024
Os grandes eventos esportivos dominaram as buscas do ano, assim como a morte do apresentador Silvio Santos e as inundações no Rio Grande do Sul