Facebook lança sua busca social
Lançada em versão beta, ferramenta promete unir as conexões dos mais de 1 bilhão de usuários da rede
Lançada em versão beta, ferramenta promete unir as conexões dos mais de 1 bilhão de usuários da rede
Meio & Mensagem
15 de janeiro de 2013 - 5h28
Nesta terça-feira, 15, o Facebook divulgou a novidade esperada pelo setor de tecnologia e que pode alterar fortemente suas estratégias comerciais. Já está funcionando, em versão beta, a chamada busca social, um mecanismo criado para conectar as informações, fotos, compartilhamentos e dados dos mais de 1 bilhão de usuários da rede social, em todo o mundo.
De acordo com explicações fornecidas pelo fundador da companhia, Mark Zuckerberg, a busca social visa facilitar a procura por informações relativas à rede de amigos e às demais conexões que se formam dentro da rede social. A opção da pesquisa aparecerá em uma barra no topo de cada perfil e poderá ser manejada da maneira que o usuário desejar.
O Facebook reconhece que a busca social está em fase experimental e que, por enquanto, poucas informações fazem parte do banco de dados. Pelas informações fornecidas por Zuckerberg, a grande vantagem da ferramenta é a possibilidade de filtrar os dados de acordo com interesses bastante específicos.
No campo da busca será possível fazer pesquisas como “Amigos que estiveram no restaurante X” ou “músicas mais postadas pelos meus amigos” ou ainda “locais mais frequentados pelos meus amigos que moram na cidade Y”. Do ponto de vista comercial, a ideia representaria uma grande evolução do Facebook no sentido de direcionamento de campanhas e ações publicitárias, que poderiam ser segmentadas de maneira mais minuciosa e direta.
O mapa dessas conexões sociais foi chamado de “graph” e está disponível somente em inglês, para um número pequeno de usuários. Não foi revelado o cronograma de expansão e nem o lançamento global do serviço, algo que deve acontecer gradativamente.
Por enquanto, a pesquisa social é divida em quatro categorias: Pessoas; Fotos, Locais e Interesses.
Privacidade
De acordo com o Facebook, as atuais regras de privacidade vigente nos perfis serão replicadas na busca social. As informações e fotos que, porventura, foram fechadas pelos usuários em seu respectivo perfil não poderiam ser encontradas na busca.
Veja o feito pela rede social para anunciar a nova ferramenta:
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King