Fantástico comemora 45 anos com estreias
Revista eletrônica da Globo ganha nova abertura, quadros, temporadas de séries e relembra suas origens
Revista eletrônica da Globo ganha nova abertura, quadros, temporadas de séries e relembra suas origens
Igor Ribeiro
3 de agosto de 2018 - 14h24
O primeiro Fantástico foi ao ar em 5 de agosto de 1973, ainda com a assinatura O Show da Vida, inaugurando o conceito de revista eletrônica entre a audiência brasileira. Na época apresentou, por exemplo, uma reportagem de Cidinha Campos sobre criogenia, técnica de congelamento de corpos que mesmo hoje ainda parece ficção científica. “Mais de quatro décadas depois, teremos uma reportagem feita nos Estados Unidos sobre as fronteiras da inteligência artificial, uma das maiores promessas da ciência hoje”, fala o diretor Bruno Bernardes, sobre o conteúdo que vai homenagear os 45 anos da atração.
“No Fantástico número 1, Marília Pêra e Sandra Bréa homenagearam Carmen Miranda e Marilyn Monroe. Na edição número 2.737, no ar em 5 de agosto, Ivete Sangalo e a banda Melim vão cantar Raul Seixas, numa releitura do clássico Gita, nosso primeiro grande sucesso em cores, exibido em 1974”, conta, citando uma tradição do programa muito anterior à existência da MTV: o lançamento de videoclipes.
“Sempre haverá interesse por histórias, é intrinsecamente humano, e nisso o Fantástico é especialista”, diz Bruno Bernardes, diretor do programa
No domingo, 5 de agosto, também apresentam uma nova abertura e o quadro “Fertilidade, Um Projeto de Vida”, com a âncora Poliana Abritta, que relata a realidade de oito milhões de brasileiros que, segundo a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, desejam engravidar, mas têm dificuldades. “Durante um ano, acompanhamos homens e mulheres nesse caminho cheio de ansiedade, poucas certezas e, muitas vezes, bastante sofrimento”, afirma a apresentadora. “Vamos contar a história da Simone, do André, da Betânia, da Priscila, do Pedro… e um pouco da minha também. Reconheço-me nos dilemas e angústias dos personagens e divido com eles e com o público o que vivi”, acrescenta Poliana, que é mãe de trigêmeos. O especial vai tratar tanto dos problemas da saúde pública como a tecnologia disponível nas clínicas particulares, e os avanços da ciência no Brasil e no exterior.
Também estreia uma quarta temporada da série Jornada da Vida, com Sônia Bridi e Paulo Zero. Eles percorrem o rio Yangtzé, berço da civilização chinesa, e vão investigar a cultura asiática em diversas particularidades, desde o budismo tibetano até a tradicional ópera de Pequim, passando pelas técnicas de bordados em seda, a relação entre o tai chi e o kung fu e o crescimento das megacidades. “No trajeto, registraram os contrastes fascinantes entre tradição e ultra modernidade, as peculiaridades de um país determinado a se tornar a maior superpotência do mundo. A fotografia da série é um dos destaques, o público vai se encantar com a beleza das imagens”, descreve Bruno.
Em novembro, o diretor substituiu a Luiz Nascimento, que estava há 25 anos na direção do programa e mudou-se para Portugal. “Ele é um gênio da televisão e fez do jornalismo a base do Fantástico. As reportagens investigativas, as denúncias que desde os anos 1990 o público se acostumou a ver todo domingo, são um legado do formato que o Luizinho aprimorou”, reconhece o novo diretor, que está há 19 anos na atração e promete “muita novidade” além das estreias do dia 5. “Sempre haverá interesse por histórias, é intrinsecamente humano, e nisso o Fantástico é especialista. Olhando pra frente, o Show da Vida continuará sendo de vanguarda, um farol da TV brasileira”, diz Bruno.
**Crédito da imagem no topo: Reprodução/Globo
Globo anuncia mudanças no Fantástico
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King