Geração Z: 4 em 5 jovens planejam se conectar mais pessoalmente
Dado é fruto de uma pesquisa do Snapchat que revela insights sobre os sentimentos do jovens no retorno das atividades presenciais
Geração Z: 4 em 5 jovens planejam se conectar mais pessoalmente
BuscarGeração Z: 4 em 5 jovens planejam se conectar mais pessoalmente
BuscarDado é fruto de uma pesquisa do Snapchat que revela insights sobre os sentimentos do jovens no retorno das atividades presenciais
Apesar de a geração Z ser a primeira de “nativos digitais”, ou seja, daqueles que já nasceram com a internet, após dois anos de distanciamento por conta da pandemia da Covid-19, esses jovens estão querendo mais conexão “olho no olho”. É o que mostra uma pesquisa do Snapchat, aplicativo de mensagens multimídia, sobre a cultura e a comunicação da geração Z em 2022.
A realidade é que os jovens dessa geração estão valorizando esse reencontro com entes queridos, amigos de escola e colegas de trabalho mais do que nunca, segundo o estudo. Cerca de quatro em cada cinco entrevistados, entre 13 e 24 anos, planejam passar mais tempo se conectando pessoalmente do que antes da pandemia.
(crédito: Jacob Lund/shutterstock)
Os jovens também estão priorizando seu verdadeiro eu, vulnerabilidades e aspectos relacionados. De acordo com o relatório do Snapchat, 53% dos respondentes acreditam que ser fiel a quem eles são se tornou ainda mais importante, apesar da pressão de estar à altura das expectativas. Eles são mais abertos do que as gerações anteriores para falar sobre discriminação contra comunidades LGBTQ+ e segurança das mulheres, conforme explicita o estudo.
A pandemia deixou marcas não só nos adultos, como também nos jovens, principalmente pela interrupção de suas rotinas, educação e lazer. Diante dessa mudança nos jovens da geração Z, de acordo com o estudo, eles buscam ativamente construir espaços seguros, livres de pressões e expectativas, isso porque quase metade dos entrevistados disseram que se conectam com suas comunidades ou pessoas próximas a eles para ajudá-los a lidar com o estresse.
Conforme as gerações foram mudando, a forma de fazer comunicação também mudou, tornando-se mais visual com a chegada dos emojis, gifs e vídeos curtos. O estudo do Snapchat mostra que 97% dos jovens entrevistados usam alguma forma de comunicação visual ao enviar mensagens para amigos, para criar uma conexão mais pessoal. Além disso, três em cada cinco jovens da geração Z usam a comunicação visual de forma geral para ter uma conexão mais pessoal.
Para realizar esse relatório, a Crowd DNA realizou uma pesquisa online de 15 minutos entre uma amostra de 16.000 entrevistados em 16 países: Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Índia, Itália, México, Holanda, Noruega, Arábia Saudita, Espanha, Suécia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos. Segundo o Snapchat, um número inicial de mil respondentes foi recrutado por mercado baseado em cotas representativas por país (com base em pesquisas secundárias) colocadas em idade, sexo, região e etnia para garantir números nacionalmente representativos.
Compartilhe
Veja também
Meta fornece nova transparência sobre custos de retail media
Nova política de transparência entra em vigor 2026, divulgando margens cobradas por redes de retail media e acirrando tensões entre anunciantes e varejistas
Times Brasil | CNBC e Financial Times farão eventos em conjunto
Operação brasileira promoverá, junto ao veículo britânico, fóruns e conferências dentro e fora do Brasil