Globo estreia projeto de inovação aberta nos EUA
Globo Lab Internacional foi realizado nesse fim de semana, na Florida, com o objetivo de desenvolver ideias para estreitar a relação da marca com os brasileiros na região
Globo estreia projeto de inovação aberta nos EUA
BuscarGlobo estreia projeto de inovação aberta nos EUA
BuscarGlobo Lab Internacional foi realizado nesse fim de semana, na Florida, com o objetivo de desenvolver ideias para estreitar a relação da marca com os brasileiros na região
Luiz Gustavo Pacete
13 de maio de 2019 - 6h00
A Globo realizou dos dias 9 a 11, em Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos, o primeiro Globo Lab Internacional. A iniciativa reuniu atividades de imersão e cocriação no desenvolvimento de estratégias para estreitar a relação da Globo com os brasileiros que moram nos EUA. O laboratório, que se baseou no conceito de inovação aberta, reuniu 16 brasileiros batizados de “labers” e um grupo de profissionais da Globo.
As dinâmicas foram realizadas durante o Focus Brasil South Florida 2019, organizado pela Focus Brasil Foundation que promove internacionalmente eventos artísticos, culturais, comunitários e de negócios com temática brasileira. Batizada de “Globo Lab Junto com Você”, a iniciativa está alinhada ao projeto lançado pela Globo em 2018, que visa a aproximação com a comunidade brasileira nos Estados Unidos através de diferentes ações.
Ao final dos três dias, o grupo de labers apresentou ideias para desenvolver a marca Globo nos EUA. “É um projeto desenhado para ouvirmos e promovermos encontros entre pessoas que tiveram a coragem de abandonar a zona de conforto e cruzar a fronteira do desconhecido em busca do sonho de recomeçar a vida em outro país”, diz Raphael Corrêa, diretor-executivo de Negócios Internacionais da Globo.
Apesar de ter propostas e impactos diferentes, o Globo Lab utiliza conceitos de outro projeto ligado à inovação da emissora, os hackathons Globo que, em abril, completaram cinco edições. Ao todo, passaram pelos hackathons 52 projetos. Entre eles, aplicativos de memes, sintetizador de manchetes, chatbot que aumenta interatividade dos usuários, e um programa que captura imagens 3D e transforma em hologramas.
Cocriação e recepção de ideias
O Globo Lab foi um projeto criado pela Globo para utilizar o conceito de inovação aberta, de cocriação com pessoas de fora da empresa, para desenvolver projetos e trazer novas soluções. Em 2017, o Globo Lab viabilizou, pela primeira vez em 22 anos, uma temporada de Malhação ambientada em São Paulo, e teve uma campanha digital elaborada por 20 jovens.
Na ocasião, durante três dias, alunos da Miami Ad School, ESPM, Etec, USP e Escola de Notícias se reuniram na sede da Globo, em São Paulo, para participar de atividades com a equipe de comunicação da emissora e de criação da novela. Anteriormente, em 2016, ano em que foi criado, o Globo Lab já havia viabilizado a criação de uma websérie produzido para o portal Gshow.
Entre os outros projetos da iniciativa estão a criação de novas formas de divulgação do Criança Esperança, o desenvolvimento do projeto 1/4 para o programa Bem-Estar e reportagens especiais no Profissão Repórter. Há um ano, também foi criado o Globo Lab Dados, cujos participantes têm como desafio solucionar questões do universo da mídia por meio do uso de dados.Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King