Google dará suporte financeiro a empresas jornalísticas
Projeto quer auxiliar pequenos e médios veículos, de todo o mundo, economicamente afetados pela crise da Covid-19
Google dará suporte financeiro a empresas jornalísticas
BuscarGoogle dará suporte financeiro a empresas jornalísticas
BuscarProjeto quer auxiliar pequenos e médios veículos, de todo o mundo, economicamente afetados pela crise da Covid-19
Bárbara Sacchitiello
15 de abril de 2020 - 7h51
O Google irá lançar um fundo de auxílio emergencial para apoiar veículos jornalísticos de todo o mundo que estejam sofrendo as consequências econômicas da crise trazida pela pandemia da Covid-19.
Anunciado nesta quarta-feira, 15, o projeto da Google News Initiative pretende dar suporte financeiro a milhares de pequenas e médias empresas jornalísticas de todo o mundo, preferencialmente aquelas que estejam produzindo conteúdo original voltado a comunidades regionais durante esse período de crise.
O Google não detalhou o valor total do auxílio destinado a esse fundo, mas declara que a quantia irá variar de alguns milhares de dólares para redações pequenas a dezenas de milhares de dólares para empresas de maior parte. A companhia não limitou a quantidade de veículos que serão auxiliados em diferentes países ou continentes.
De acordo com o comunicado da empresa, assinado pelo vice-presidente do Google Notícias, Richard Gingras, os veículos interessados em fazer parte do projeto devem preencher um formulário, descrevendo detalhes de sua atuação. Os critérios para a adesão ao programa estão detalhados no site oficial do projeto. O prazo para as inscrições termina no próximo dia 30 abril. A empresa pode agilizar a seleção dos veículos para, rapidamente, encaminhar o auxílio financeiro.
Segundo a companhia, os nomes dos veículos contemplados no projeto e os recursos que receberão serão anunciados nos próximos dias.
Outras iniciativas
Desde o início da pandemia da Covid-19, o Google já havia anunciado outra medida em prol da indústria da informação. A companhia comprometeu-se a doar US$ 6,5 milhões em recursos para agências e plataformas de checagem de notícias. Na América Latina, o portal brasileiro Comprova, que reúne 24 veículos de comunicação, foi contemplado com parte do auxílio.
Junto à esse suporte financeiro aos veículos jornalísticos, o Google também anuncia que, por meio do Google.org, fará uma doação de US$ 1 milhão ao International Center for Journalists, que fornece recursos imediatos à repórteres de todo o mundo, e ao Data Center for Journalism and Trauma, da Columbia Journalism School, que apoia os profissionais de jornalismo expostos às situações de riscos e traumas na cobertura da pandemia.
Compartilhe
Veja também
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix