Google pode remunerar sites de notícias
Portal criou ferramenta para vincular o acesso aos portais ao seu sistema de pesquisas de mercado
Portal criou ferramenta para vincular o acesso aos portais ao seu sistema de pesquisas de mercado
Meio & Mensagem
30 de abril de 2012 - 10h11
Alvo das críticas de parte dos veículos de imprensa por oferecer caminhos para que os internautas leiam as notícias de forma gratuita, o Google, agora, lançou uma ferramenta que pode auxiliar os portais a monetizar o conteúdo online sem precisar restringir o acessos dos internautas.
Segundo matéria publicada na edição desta sexta-feira, 30, do jornal Folha de S.Paulo, o novo serviço do Google pretende remunerar os sites que hospedarem uma ferramenta do Google Customer Survey, que a empresa utiliza para fazer pesquisas de mercado.
Na prática, funcionaria dessa forma: ao clicar para ler alguma notícia que aparece nas buscas do Google, o internauta seria, primeiramente, direcionado a uma tela para responder uma rápida pergunta. A cada resposta enviada, o Google pagaria uma quantia de US$ 0,05 ao portal de notícia e o internauta teria acesso livre ao link. Não foram dados detalhes de quando esse sistema começará a ser implantado e em quais locais o Google o utilizaria.
Compartilhe
Veja também
Quais impactos a regulamentação de IA no Brasil terá na publicidade?
Medida aprovada pelo Senado e que segue para a Câmara dos Deputados promete transformar a indústria de comunicação e publicidade no Brasil
IAB se manifesta e critica STF por votação do Marco Civil da Internet
Entidade diz que eventual mudança no Artigo 19, com a determinação da responsabilidade objetiva dos provedores de internet, seria prejudicial à publicidade digital