IAB Brasil apresenta novo plano de gestão
Presidente Rafael Davini e equipe mostraram site reformulado e divulgaram calendário de cursos e eventos de 2013
Presidente Rafael Davini e equipe mostraram site reformulado e divulgaram calendário de cursos e eventos de 2013
Igor Ribeiro
26 de abril de 2013 - 7h09
O Interactive Advertising Bureau Brasil, entidade que representa o mercado de mídia digital brasileiro, apresentou em coletiva na manhã desta terça 26 seu novo portal e as bases da gestão iniciada em outubro pelo novo presidente, Rafael Davini, também diretor-geral do Terra. O evento ocorreu na nova sede, em São Paulo, com a presença de Marcelo Lobianco, vice-presidente executivo da entidade; Roberto Eckersdoff, VP de fornecedores e CEO da agência Aunica; e André Zimmermann, VP de agências da instituição e CEO do Grupo Havas.
A maior parte da apresentação foi conduzida por Lobianco, que dissertou sobre os três pilares que conduzirão as ações do IAB nos próximos anos: conteúdo, educação e eventos. O novo site, com layout mais dinâmico e organizado, deverá ser constantemente atualizado com textos, links, seminários online e e-books, que poderão ser comprados via Amazon. “O primeiro já está no forno e é sobre Social Media”, disse Lobianco. “A nossa ideia é ter um jornalista capitaneando e buscar três grandes executivos que dominem cada tema e através de entrevistas produzir um white paper que traduza o assunto.” O executivo também anunciou que o canal de vídeo será alimentado frequentemente e que todo conteúdo será convertido para plataformas mobile e replicado em canais sociais como Twitter, Facebook, Tumblr, Google+, YouTube e LinkedIn. Todo o material será produzido e coordenado por uma equipe de jornalistas.
Na área de educação, três projetos foram apresentados: IAB Treinamentos, IAB Academy e In Company. A ideia é colaborar na qualificação de mão de obra para o setor. O primeiro é presencial, por meio de plataforma Jump Education, e prevê seis cursos. O IAB Academy é à distância, realizado sobre plataforma da Affero. O B2B In Company dará continuidade ao curso de extensão já realizado com a ESPM e terá novas modalidades com consultoria das universidades Estácio e Anhanguera. Nessa área, a IAB também passará a realizar certificação em planejamento de mídia digital, num projeto gestado junto ao Grupo de Mídia de São Paulo.
Na plataforma de eventos estão previstas 12 reuniões em 2013, com calendário já definido. Serão oito congressos em São Paulo, quatro regionais (Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre e um quarto em Salvador ou Recife), além do IAB Mixx, em Nova York. O primeiro será o Mobile Day, em 18 de abril, no Centro Britânico. “A internet tem baixa barreira de entrada e é sem fronteiras, qualquer um pode participar, ela nasceu assim”, afirmou Davini, explicando a importância do papel instrutivo dos congressos e cursos.
Lobianco também destacou os comitês de trabalho, que tratarão de temas como search, agências, analytics, veículos etc. “Vamos colocar para o mercado o passo a passo do andamento dos comitês”, disse o VP, que prometeu divulgar todos os resultados das reuniões. Um dos oito comitês tratará de métricas, cuja pluralidade de filtros e plataformas digitais tem desafiado auditorias, veículos e mídias do País. “Você tem métricas confiáveis para diferentes tipos de negócios, desde o clique em compra do varejo até a impressão cruzada com target dos portais, sem falar de AdNetworks, Second Screen…”, disse Lobianco. Segundo ele, a falta de padrão traz vantagens e desvantagens para negócios em internet. “O movimento do nosso comitê, em conversas já realizadas com a Aba, é de criar um mínimo denominador comum de métricas, tentando entender quais tipos de informações interessam a todo mundo.” A ideia não é determinar as ferramentas mais eficientes, mas definir quais atendem melhor determinados modelos de clientes.
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