Assinar

Kia se defende sobre merchandising

Buscar
Publicidade
Mídia

Kia se defende sobre merchandising

Criticada nas redes sociais por cena em Salve Jorge, montadora alega não ter ingerência no roteiro da novela


6 de fevereiro de 2013 - 4h24

É bastante comum que um personagem ou uma cena da novela gere repercussão imediata nas redes sociais enquanto o capítulo está no ar. Nessa terça-feira, 5, porém, quem chamou a atenção em Salve Jorge, foi um patrocinador. Por conta de uma ação de merchandising feita na trama da TV Globo, a marca de automóveis Kia foi bastante criticada e virou alvo de piadas no Twitter e Facebook sob o argumento de que a sua aparição na trama não caiu muito bem.

Na cena da novela, a personagem Rosângela (interpretada pela atriz Paloma Bernardi) fez um ensaio fotográfico para divulgar um dos carros da montadora. Quem acompanha a trama de Gloria Perez, porém, sabe que a personagem é uma das vítimas do tráfico de mulheres – o principal tema social da novela – e que aquele ensaio era encomendado pela quadrilha de criminosos para esconder o real trabalho da moça, fazendo-a se passar por uma modelo comum, acima de qualquer suspeita.

Enquanto a sequência estava no ar, começaram surgir mensagens criticando a Kia. A maioria dos internautas dizia que o anunciante estava associando sua imagem ao tráfico de pessoas, julgando de mau gosto a inserção comercial.

Defesa
Frequentadora assídua das novelas das 21h da Globo – a marca também foi patrocinadora de Avenida Brasil, Fina Estampa e de outras tramas da emissora – a Kia divulgou um comunicado isentando-se da responsabilidade pela cena envolvendo a personagem Rosângela. “Diante das repercussões nas redes sociais, a Kia Motors do Brasil comunica que a empresa não tem qualquer ingerência na decisão do roteiro da novela, uma obra de ficção, na qual nossos veículos são utilizados tanto por personagens caracterizados como os vilões como por aqueles do ‘bem’”, esclarece a montadora, em comunicado.

Em Salve Jorge os veículos da Kia aparecem com grande frequência. Alguns personagens do elenco, como a delegada Heloísa (Giovanna Antonelli) e o capitão Theo (Rodrigo Lombardi) já apareceram dirigindo carros da marca. A vilã Lívia (interpretada por Claudia Raia) também já apareceu em cena conduzindo um carro da marca.

Em casos de merchandising em novelas, a prática mais comum é a de que, em conjunto, anunciante, agência e emissora definam em qual núcleo e contexto a marca será inserida. O roteiro exato das cenas, no entanto, é de total propriedade da emissora (no caso, da TV Globo).
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também