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Mídia americana se rende à Copa

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Mídia

Mídia americana se rende à Copa

Streaming de vídeos bate recordes históricos e capas da maioria dos jornais destaca eliminação dos EUA


2 de julho de 2014 - 4h42

Além das redes sociais, o streaming de vídeos relacionados à Copa do Mundo bateu recordes históricos nos Estados Unidos. Não só a partida contra a Bélgica, mas todos os jogos do campeonato.

O WatchESPN, aplicativo da rede americana que exibiu as partidas em streaming na internet americana em exclusividade, contabilizou 30 milhões de horas vistas de Copa do Mundo neste ano. Mesmo antes de o evento terminar, já é um recorde em relação aos números anteriores: os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, com 20,4 milhões de horas vistas; e os Jogos de Inverno em Sochi, neste ano, com 10,8 milhões.

Segundo uma análise da CNN, os confrontos da seleção americana – eliminada na terça-feira, 1º – ajudaram a aumentar o índice jogo após jogo. Também colaboraram os fatos de a tecnologia de streaming melhorar crescentemente, o consumidor se sentir cada vez mais confortável para assistir eventos online e muitas partidas terem sido veiculadas durante o expediente de trabalho, quando o principal acesso a conteúdo acontece online.

Outro levantamento, este do New York Times, apontou que o maior tráfego de visitantes no site da Fifa veio dos Estados Unidos. Cerca de 30 milhões de americanos visitaram o site da entidade, ou 23% de sua audiência global. Americanos também foram responsáveis por 25% de todos os downloads do app oficial da Copa do Mundo da Fifa.

Segundo a entidade, a frequência americana em todas suas plataformas digitais é maior que a de Alemanha, Brasil, França e Inglaterra reunidas. A sua audiência online cresceu 174% desde a última Copa do Mundo, em 2010, enquanto a fatia americana cresceu 207%.

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Jornais americanos
Chamado de “Museu da Notícia”, o Newseum mantem em Washington uma mostra permanente sobre jornalismo com um valioso acervo nacional e internacional. Além disso, o instituto também realiza estudos, organiza cursos e faz pesquisas envolvendo centenas de jornais do mundo todo. Diariamente, faz uma seleção e divulga as dez melhores capas de jornais americanos do dia – os critérios são particulares do museu, porém técnicos, como aspectos gráfico, fotografia e criatividade das chamadas. Nesta quarta-feira, 2, as capas de todos os dez jornais selecionados destacaram a derrota americana para a Bélgica na Copa do Mundo.

Segundo Jonathan Thompson, gerente sênior de RP do Newseum, a Copa do Mundo tem ocupado o Top Ten de capas de jornais com regularidade. “Tem sido um tópico bastante consistente nesse espaço pelo menos duas ou três vezes por semana”, afirma.

Nas edições desta quarta, a eliminação da equipe dos Estados Unidos é destacada na manchete, na foto ou nos dois espaços. A amplitude geográfica é alta: vai desde a Louisiana, no sudeste americano, até a Califórnia, passando por Nova York, Pennsylvania e Indiana. Alguns deles colocaram chamadas drásticas, como “O fim do mundo”, do nova-iorquino Daily News. Outros apelaram à criatividade, como “Agridoce 16”, do Star-Ledger de Newark, em referência à música “Sweet Sixteen”, de Billy Idol, e o recorde de 16 defesas do goleiro Tim Howard.

Veja abaixo algumas das primeiras páginas destacadas pelo Newseum:
 

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