Netflix perde 970 mil assinantes no segundo trimestre de 2022
Plataforma mantém expectativas menores que a de analistas e cria alternativas para compensar perda de receita
Netflix perde 970 mil assinantes no segundo trimestre de 2022
BuscarNetflix perde 970 mil assinantes no segundo trimestre de 2022
BuscarPlataforma mantém expectativas menores que a de analistas e cria alternativas para compensar perda de receita
Por Advertising Age
Depois de perder mais de um milhão de clientes no primeiro semestre de 2022, a Netflix Inc. tem uma mensagem para os investidores: poderia ter sido pior.
A líder em streaming pago perdeu 970 mil assinantes no segundo trimestre, de acordo com um comunicado na terça-feira, 19. Isso era menos da metade do que Wall Street temia, graças em grande parte a nova temporada de Stranger Things, a série em inglês mais popular do serviço.
Embora a Netflix tenha dito que já sofreu a pior das perdas de assinantes, não está projetando um retorno ao rápido crescimento tão cedo. A empresa espera obter um milhão de assinantes no atual período de três meses – essencialmente revertendo as perdas do primeiro semestre. Isso está bem aquém dos 1,83 milhão que analistas previram para o período.
A reversão repentina de assinantes – encerrando uma década de crescimento ininterrupto – assustou Wall Street e Hollywood, que viam o streaming como o futuro do entretenimento. As ações da Netflix caíram 68% este ano até o fechamento de segunda-feira, 18.
Mas a Netflix continua confiante em sua posição. A empresa disse que sua participação no total de visualizações de TV nos EUA atingiu um recorde histórico em junho, de 7,7%.
A administração respondeu à queda cortando custos e ajustando sua estratégia em várias frentes. A empresa planeja lançar uma versão de preço mais baixo do serviço com publicidade ainda este ano e está testando formas de cobrar dos clientes pelo compartilhamento de senhas.
“Nosso desafio e oportunidade é acelerar nosso crescimento de receita e associação, continuando a melhorar nosso produto, conteúdo e marketing, como fizemos nos últimos 25 anos, e monetizar melhor nosso grande público”, disse a empresa em uma carta aos acionistas.
No segundo trimestre, a receita cresceu 8,6%, para US$ 7,97 bilhões, disse a Netflix. Isso não atingiu as estimativas de Wall Street de US$ 8,04 bilhões, em parte por causa do dólar forte.
A Netflix perdeu 1,3 milhão de clientes nos EUA e Canadá, sua maior região, e outros 770 mil na Europa, Oriente Médio e África, sua segunda maior. Esses são os declínios trimestrais mais acentuados que a empresa registrou em qualquer lugar desde que começou a desbravar esses mercados.
O crescimento na região da Ásia-Pacífico compensou esses declínios. A Netflix adicionou 1,1 milhão de clientes na APAC, depois de reduzir os preços na Índia.
O presidente Reed Hastings posicionou a Netflix há muito tempo como uma alternativa sem publicidade à TV a cabo, mas agora diz que os comerciais são necessários para atrair pessoas que acham o serviço muito caro.
A Netflix elevou os preços várias vezes e agora é um dos serviços de streaming mais caros. A empresa apresentará a opção com suporte para publicidade em alguns países ainda este ano e acabou de contratar a Microsoft Corp. para lidar com as vendas de anúncios e tecnologia.
A Netflix também começou a lançar novos episódios de séries em lotes, quebrando a tradição de lançar todos os episódios de uma temporada ao mesmo tempo. Ele lançou a temporada final do drama Ozark e Stranger Things em dois lotes.
A estratégia de lotes permite que a Netflix estenda a vida de seus maiores programas. Quando cada episódio é lançado de uma vez, a maior parte da audiência acontece nas primeiras semanas. O número de pessoas que cancelam a Netflix aumentou 87% desde um ano atrás, segundo a Antenna.
A popularidade da quarta temporada de Stranger Things superou as expectativas dos executivos da Netflix. O drama sobrenatural tem sido um dos títulos mais populares do serviço desde sua estreia em 2015, e transformou a estrela Millie Bobby Brown em uma das atrizes mais requisitadas de Hollywood.
O lançamento de Stranger Things fez com que os fãs que tivessem Netflix no segundo trimestre quisessem manter o serviço até o início do terceiro trimestre para terminar a temporada. A empresa está procurando transformar sucessos como Stranger Things em franquias que podem durar mais que qualquer programa individual. Os criadores do programa estão desenvolvendo uma série spin-off, e a Netflix também anunciou planos para uma peça da Broadway.
O total de assinantes no segundo trimestre chegou a 220,7 milhões, ante estimativa de 220,2 milhões. O lucro de US$ 3,20 por ação superou as projeções dos analistas.
Netflix: publicidade será a salvação?
Neste trimestre, a Netflix prevê receita de US$ 7,84 bilhões, abaixo das estimativas de Wall Street de US$ 8,1 bilhões. A empresa vê ganhos de US$ 2,14 por ação, em comparação com estimativas de US$ 2,72, e diz que o total de membros chegará a 221,7 milhões, também abaixo das estimativas.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King