O cliente virou mídia
Ampliação da base de clientes da New Content e criação de categoria dedicada à disciplina em Cannes revelam importância dos veículos customizados
Ampliação da base de clientes da New Content e criação de categoria dedicada à disciplina em Cannes revelam importância dos veículos customizados
Nathalie Ursini
17 de maio de 2012 - 10h03
A conquista da conta do Grupo CCR pela New Content ampliou a base de clientes da agência de conteúdo para nove e consolida tanto a empresa como a própria força dessa ferramenta na comunicação das companhias, o chamado branded content. A New Content tem como desafio estabelecer um novo modelo de relacionamento — via conteúdo e tecnologia — com os usuários de estradas administradas pela companhia.
“Já existe uma revista, que vamos continuar publicando, mas estamos partindo para as redes sociais”, explica Giovanni Rivetti, diretor-geral da New Content. “A tendência é abastecer as digital signage das estradas e oferecer projetos como aplicativos de rota para GPS com informações de turismo e outros serviços”, acrescenta. “Nesse caso (da CCR) temos dois públicos muito distintos e que não podemos trabalhar de forma igual: o caminhoneiro trabalhador e o carro a passeio”, acrescenta Roberto Feres, diretor-geral de criação na agência. A produção de conteúdo da CCR era feita pela Yemni Branding.
Os atuais clientes da New Content, hoje, são: Vivo TV — para a qual a empresa produz o canal de relacionamento com o cliente; guia de consulta impresso para os assinantes e as interações com mobile e digital; a One Health, seguro médico de alto padrão do Grupo Amil, já nasceu no meio digital: a produtora criou uma versão de publicação só para iPad com foco no relacionamento e na prestação de serviço também nas redes sociais, mobile e site. Para a TAM, por exemplo, a New Content produz desde a revista customizada até os vídeos e os canais de áudio veiculados nos voos. Para a Petrobras, a produtora foi responsável pelo projeto "Que Bloco é esse?". Completam a lista de clientes, Fast Shop, Bradesco, Cyrela e Unilever.
Diferenças
Rivetti faz questão de ressaltar que o modelo de negócios da New Content diverge do atendimento prestado pelas agências de propaganda. “Ao conversar com um cliente entendemos qual o valor da marca e traduzimos isso em forma de conteúdo. É a voz ativa da empresa, utilizando as várias mídias existentes, mas abordando, sempre, pelo lado de conteúdo”, explica. Nem mesmo a origem da New Content (ou mesmo por isso), no Grupo Newcomm, do qual se desligou em 2009, faz que a identidade do serviço prestado por eles se misture com o atendimento publicitário. “Fazemos trabalhos diferentes, e uma forma de comunicação não elimina a outra”, conta Rivetti. À frente da New Content estão, além de Rivetti e Feres, os sócios Edoardo Rivetti e Raphael Alcântara, desde 2007.
Ao contrário das campanhas publicitárias, o conteúdo é trabalhado de maneira constante e a longo prazo e as mídias podem variar de revistas customizadas, redes sociais, conteúdo para tablet, site e vídeos. A gestão e a comercialização publicitária de vários dos veículos produzidos pelo grupo são feitas pela própria New Content.
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