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Os 10 destaques regionais de 2011

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Os 10 destaques regionais de 2011

Da conquista de Leão em Cannes à atuação no congresso nacional, veja os principais fatos dos mercados regionais neste ano


21 de dezembro de 2011 - 9h24

O ano de 2011 impôs um cenário complexo e altamente estimulante para a indústria da comunicação. Além de marcar o primeiro governo de uma presidente mulher no Brasil, 2011 será lembrado pela força das mobilizações populares da África e Oriente Médio até Wall Street. Os mercados regionais também registraram seus fatos marcantes ao longo do ano. Confira a seguir os 10 destaques selecionados pela redação de Meio & Mensagem.

Fome de Leão
Se a publicidade mineira teve um 2011 extraordinariamente próspero, com muitos prêmios, novas contas e crescimento do mercado, na New 360 o ano foi ainda mais saboroso. Afinal, a agência comandada pelo publicitário João Delpino voltou do Festival de Cannes, em junho, com um Leão de Bronze. O prêmio veio na categoria outdoor, com uma campanha encomendada pela rede de concessionárias Cherverny/Citroën. Com cerca de 50 profissionais, a agência deve fechar o ano com um faturamento de R$ 50 milhões, o que representa um crescimento de 20% em relação ao ano passado. “O segredo é diversificar. Hoje, o meu maior cliente não representa mais do que 20% do meu faturamento total”, ensina Delpino.

Do popular ao sofisticado
Com duas propostas bastante diferentes, a Editora Abril vem dando mostras de que está levando a sério os mercados regionais. No Nordeste, a editora vem ganhando público com a Mais Feliz, uma revista feminina popular semanal com conteúdo direcionado à região. “O que temos até o momento é que a publicação acertou em cheio e atende às expectativas da mulher nordestina, que consegue se reconhecer na Mais Feliz”, revela Mônica Kato, diretora de Redação. Outro projeto regional de sucesso da Abril é a revista Interview, focada em estilo de vida e voltada para um público mais sofisticado. Após ser testada com sucesso em Curitiba, a revista ganhou mais duas edições locais e já está circulando em Porto Alegre e Brasília.

Presença no RS e RJ
Em movimento alinhado com as ambições do Grupo ABC em cobrir os principais mercados regionais do País, a DM9DDB também ampliou seu espectro de atuação com a abertura da DM9Sul e o retorno ao Rio de Janeiro. As duas tacadas provocaram intensa movimentação nos dois mercados. No Sul, Márcio Callage assume o comando da operação já no início do ano, no cargo de presidente e na condição de sócio, trazendo, entre outras, a conta da Olympikus, empresa na qual atuava como gerente-geral de marketing. O sócio escolhido para o Rio de Janeiro desfalcou um dos principais players do mercado local, a Agência 3. Álvaro Rodrigues, há sete anos sócio e presidente da operação, foi anunciado como vice-presidente de criação.

Sotaque baiano
Paralelamente às movimentações no RJ e RS com a DM9DDB, o Grupo ABC acelerou na intenção de explorar melhor o potencial regional do Brasil, e anunciou em novembro aquisição de parcela majoritária da Morya, agência fundada há 55 anos na Bahia. Os sócios Cláudio Carvalho, Fernando Carvalho e Gustavo Queiroz foram mantidos à frente da operação, mantendo 49% das ações da rede. Nizan Guanaes, chairman do ABC, disse que o movimento aumenta a presença e a capilaridade do grupo nos mercados regionais. Além da matriz em Salvador, a Morya tem ainda operações em Recife, João Pessoa, São Paulo e Porto Alegre, além de acordos operacionais com agências em Manaus (Oana), Maceió (Chama), Fortaleza (SG Propaganda), Goiânia (AMP) e Natal (Dois A).

Sol pernambucano
A nova fábrica da Fiat no município de Goiana, em Pernambuco, será a segunda da marca no Brasil e receberá investimentos de R$ 3 bilhões até 2014. A planta vai produzir 200 mil veículos por ano, gerando 3,5 mil empregos diretos. “O Nordeste é de extrema importância para a Fiat, porque há 15 anos somos líderes de mercado na região, enquanto no Brasil alcançamos a liderança há nove anos. Nos últimos quatro anos, as vendas de carros novos em capitais nordestinas cresceram mais do que a média nacional”, explica João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat.

Super tiragem
Com tiragem média diária de 300.677 exemplares de janeiro a outubro, segundo o IVC, o mineiro Super Notícia manteve-se na liderança entre os diários brasileiros, superando Folha de S.Paulo e O Globo, com suas respectivas tiragens médias de 299.296 e 264.710 no mesmo período. A Sempre Editora, que publica o jornal mineiro, investiu R$ 70 milhões em modernização e ampliação do parque gráfico para consolidar a posição de liderança. “Com o aumento de capacidade do nosso parque industrial, agora podemos absorver sem dificuldades os grandes aumentos de publicidade em datas como Dia das Crianças, Dia das Mães e Natal, o que não ocorria antes, quando tínhamos limitações para aumentar o número de páginas”, comemora Teodomiro Braga, diretor executivo da empresa.

Diversificação do portfólio
A compra da rede de varejo Camicado pela gaúcha Renner une duas marcas de prestígio com fatias de mercado bastante significativas em seus respectivos nichos. Enquanto a Renner está entre os maiores varejistas do País no setor de vestuário, a Camicado destaca-se no segmento de utilidades domésticas e decoração, além de artigos de cama, mesa e banho, com 27 lojas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A compra foi feita em abril por meio da subsidiária Renner Empreendimentos, que pagou R$ 165 milhões por 100% das ações da Camicado Houseware.

Sonho da casa própria
Em todo o Brasil, o forte aquecimento dos mercados imobiliário e da construção civil ajudou a aumentar o faturamento de agências de publicidade e veículos de mídia que trabalham com este segmento. No Nordeste, por exemplo, várias capitais da região tiveram no boom imobiliário o maior vetor de crescimento da indústria da comunicação. Já no Centro-Oeste, o aquecimento do mercado imobiliário atraiu agências especializadas, como a Eugênio, que aposta em seu escritório na capital federal. Segundo Carlos Valladão, presidente da Eugênio Marketing Imobiliário, o sonho da casa própria é comum em todas as partes do Brasil. O que é preciso adaptar, segundo ele, é a leitura das especificidades de cada região, além de conhecer o mercado que está sendo trabalhado.

Franquia de sucesso
Iniciada em São Paulo e consolidada como um dos maiores eventos brasileiros na área de arquitetura de interiores, a Casa Cor se expande para todo o País por meio do modelo de franquias. Cidades como Campinas, Florianópolis e Salvador estão entre as cerca de 20 que agora contam com edições locais do evento. A edição do Rio de Janeiro, que terminou no mês passado, aconteceu no Palacete Linneo de Paula Machado, situado no bairro de Botafogo, zona sul da cidade, que foi construído em estilo renascentista francês e é tombado pelo Patrimônio Histórico. Adquirido este ano pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o casarão agora será transformado em um centro de cultura, design e moda.

Vozes no Parlamento
A Frente Parlamentar em Apoio à Mídia Regional acaba de tomar posse para um novo mandato, que terá como metas a democratização do conteúdo e das verbas publicitárias, além da implementação de uma política para garantir preço justo no fornecimento do papel jornal. O presidente da Frente, o deputado André Vargas, do PT paranaense, comentou a importância dos veículos regionais enquanto garantidores de direitos de cidadania. A posse da frente aconteceu no dia 6 de dezembro, em Brasília, durante a cerimônia de abertura da primeira edição do Congresso dos Diários do Interior, e contou com a presença da ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil.

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