Assinar

Portugal: o país do futebol

Buscar
Publicidade
Mídia

Portugal: o país do futebol

Das 15 maiores audiências televisivas do País, 12 são transmissões de jogos; Eurocopa lidera a lista


29 de junho de 2012 - 11h09

O futebol fez os portugueses pararem diante da tela da TV nesses seis primeiros meses de 2012. Os dados de audiência televisiva, apurados pelos institutos Marktest e GFK e noticiados pela publicação portuguesa Meios & Publicidade, revelam que dos 15 programas mais assistidos naquele país entre janeiro e junho, 12 são jogos de futebol.

A Eurocopa – cuja final acontece nesse próximo domingo, 1º de julho, entre Itália e Espanha – foi uma das responsáveis pelas maiores audiências televisivas na nação ibérica neste ano. De acordo com os dados de audiência, quatro partidas do torneio continental ocupam os primeiros lugares entre os programas mais assistidos do ano.

Em primeiro lugar aparece o confronto entre Portugal e Espanha, que eliminou a seleção de Cristiano Ronaldo da Eurocopa. O jogo, que foi disputado no último dia 27, conseguiu um share de 76%. Ou seja: a cada dez televisores ligados em Portugal naquele momento, mais de sete estava sintonizado no canal SIC, que exibiu a partida. Na média de audiência, o jogo rendeu 39,5 pontos, alcançando um numero superior a 3 milhões de lares.

Na segunda, terceira e quarta colocação aparecem outros jogos da Eurocopa: Portugal X Holanda, Portugal X República Tcheca e Alemanha X Portugal. Essa partidas renderam share de 73%, 71% e 68%, respectivamente. Outra partida da Euro, entre Dinamarca X Portugal, também figura no ranking dos programas mais assistidos de 2012, ocupando a oitava posição.

Jogos da Liga Europa, da Liga dos Campeões, da Bwin Cup e um amistoso da seleção portuguesa completam as transmissões campeãs do ranking. Os únicos programas de fora do universo do futebol que figuram na lista são o telejornal da rede RPT (que ficou na 5ª posição), exibido no dia 21 de junho e o Jornal da Noite (10ª posição), da SIC, do dia 27 de junho. Embora sejam produtos jornalísticos, é importante considerar que esses picos de audiência aconteceram justamente em dias de jogos classificatórios da Eurocopa, o que pode ter contribuído para aumentar o interesse da audiência.

Amor ao futebol

Esse comportamento dos consumidores de mídia televisiva em Portugal vem sendo coerente nos últimos anos. Desde o ano de 2004, quando começou a ser feito esse ranking, as atrações mais assistidas do ano sempre são jogos de futebol. Confira a lista abaixo:

2004: Euro 2004: Portugal X Holanda – 40,9%

2005: Taça UEFA: Sporting X CSKA – 30,1%

2006: Copa do Mundo 2006: Portugal X França – 37,2%

2007: Liga dos Campeões: Chelsea X Porto – 27,8%

2008: Euro 2008: Portugal X Alemanha – 34,5%

2009: Eliminatórias Copa 2010 – Bósnia X Portugal – 29,4%

2010: Copa do Mundo 2010 – Espanha X Portugal – 29,1%

2011: Eliminatórias Euro 2012 – Portugal X Bósnia – 27,6%

2012: Euro 2012 – Portugal X Espanha – 39,5% 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • WhatsApp passa a incluir anúncios publicitários no Status

    WhatsApp passa a incluir anúncios publicitários no Status

    Plataforma da Meta também apresentou dois outros recursos para a aba Atualizações: as assinaturas de Canais e os Canais promovidos

  • Plataforma de moda FFW passa a fazer parte do Grupo Perfil

    Plataforma de moda FFW passa a fazer parte do Grupo Perfil

    Voltada à análise e curadoria do universo fashion, publicação passa a fazer parte do grupo que reúne marcas como Caras e Rolling Stone