Suba cria metodologia que promete medir ROI no marketing de influência
Parceria entre Suba e Okiar criou ferramenta que analisa a efetividade das ações feitas por influenciadores
A agência de marketing de influência Suba apresenta ao mercado a Deep Influencer Measurement (DIM), metodologia que mensura o retorno sobre o investimento (ROI) dos influenciadores. Construída em parceria com a Okiar, empresa de pesquisa e estatística, a solução tenta resolver esse que ainda é um dos principais gargalos da área.

Suba, em parceria com Okiar, cria metodologia que mede ROI no marketing de influência (Crédito: Divulgação)
A DIM, segundo as duas empresas, revela como a disciplina, presente nas estratégias de quase todas as marcas, pode, de fato, impulsionar indicadores de negócios. Ou seja, a tecnologia tenta preencher uma lacuna histórico na medição do impacto dos influenciadores no marketing.
Para isso, a ferramenta se fundamenta em um tripé metodológico, sendo o primeiro deles a avaliação da imagem do criador de conteúdo por meio de pesquisas de mercado. Em seguida, também analisa a contribuição das ações de influência para o aumento dos atributos da marca. Por fim, por meio do modelo proprietário Influencer Marketing Model (IMM), ocorre o cálculo do ROI.
Em outras palavras, a metodologia introduz um índice que avalia o poder dos influenciadores em aumentar preferência, familiaridade e intenção de compra da marca. Além disso, parâmetros de pesquisa permitem entender a relevância desses profissionais nos objetivos de brand equity.
Ainda conforme a Suba e a Okiar, a construção da metodologia teve como piloto as ações para a Sunless. O foco da análise foi a efetividade do trabalho da influenciadora Bianca Andrade, embaixadora da marca, além de identificar fortalezas e fragilidades da parceria nas redes sociais.