Vevo abre portal próprio no Brasil
País é o quinto a receber operação do site de videoclipes formado por grandes gravadoras mundiais
País é o quinto a receber operação do site de videoclipes formado por grandes gravadoras mundiais
Padrão do site
14 de agosto de 2012 - 3h12
A Vevo estreia nesta terça-feira, 14, a operação própria no Brasil. Até então, o portal exclusivo de renomados artistas mundiais e locais podia ser acessado, no País, apenas pelo canal da empresa no YouTube. A Vevo é uma parceria entre a Universal Music Group (UMG), Sony Music Entertainment (SME) e a Abu Dhabi Media Company e tem acordos com gravadoras e estúdios como Universal Music Group, Sony Music Entertainment, EMI Music, Walt Disney Records, ABKCO, Beggars Group, Big Machine Records e CBS Interactive Music Group. Desse portfólio fazem parte artistas como Madonna, Justin Bierber, Lady GaGa, Rihanna, Katy Perry e os nacionais Paula Fernandes, Ivete Sangalo, Victor e Leo e J.Quest, entre outros. São mais de 50 mil vídeos disponíveis no acervo, de mais de 11 mil artistas.
O Brasil é o quinto país a ter uma operação própria da Vevo, que opera nos EUA, Canadá, Reino Unido e Austrália. O acesso ao portal e aos vídeos é gratuito, sustentado pela publicidade. Segundo a diretora de operações da Vevo no Brasil, Fátima Pissarra, na estreia, o portal abre com parcerias de marcas como Samsung, Axe, Close Up/Unilever e Pepsi. A Vevo oferecerá, a princípio, modelos equivalentes aos das demais operações mundiais: a marca poderá anunciar na home page, no pré-roll (antes do vídeo entrar) e em outros formatos que poderão ser negociados.
A grade da Vevo tem uma quase-linearidade, já que existem alguns “programas” fixos como Vídeos (os globais mais acessados), Paras (melhores vídeos, melhores artistas e destaques) e Lift (base de lançamento de artistas por meio da Vevo, cujos maiores exemplos são o Maroon 5 e One Direction). “No Brasil, a seleção para o Lift terá como critérios artistas que já têm mais de 250 mil seguidores e mais de 1 milhão de views, por exemplo”, diz Fátima. Outro programa que faz parte dessa “grade” é o Live on Letterman, pelo qual shows de uma hora são transmitidos ao vivo pelo portal. “São entre três e cinco lives ao mês”, explica Fátima. Entre esses shows transmitidos, por exemplo, destacam-se os “lives” de Adele, Coldplay e Maroon 5.
A Vevo chega ao Brasil na internet (www.vevo.com) e também em aplicativos para iOS (iPhone e iPad), Android (sistema operacional do Google), Windows Phone, Playbook (BlackBerry) e para smart TVs por meio de XboxLive (Microsoft) e Boxee. Segundo a comScore, a Vevo é a principal plataforma de música online nos EUA e no Reino Unido, com mais de 3,3 bilhões de streamings de vídeo mundiais mensais.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King