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Opinião

Metaverso: um potencial que se estende à estratégia mobile

Nota-se hoje um potencial imenso de utilização destes cenários como oportunidades de negócios


2 de março de 2023 - 15h43

Tudo sobre metaverso

Crédito: Shutterstock

Metaverso foi o termo escolhido em 2022 para a segunda posição do ranking da Oxford de Palavras do Ano dado seu potencial mercadológico e o tanto em que foi utilizado durante o período. Este ambiente virtual 3D para exploração de situações da vida real, como trabalho, eventos corporativos, shows, compras, entre outras atividades, visa a imersão efetiva de seus usuários no mundo virtual.

No Brasil, por exemplo, sua utilização chegou até no agronegócio, como a criação do Agriland, espaço no metaverso para eventos, palestras e reuniões deste mercado. Exemplos como este não faltam globalmente, como o Decentraland e o The Sandbox, ambientes gamificados no metaverso com a possibilidade de monetização de seus espaços virtuais e uso de criptomoedas.

O fato é que nota-se hoje um potencial imenso de utilização destes cenários como oportunidades de negócios.

Metaverso in-app?

A partir do momento que o termo metaverso cresceu drasticamente, muitos desenvolvedores de aplicativos e profissionais de marketing passaram a usar “meta” ou “metaverso” para descrever os recursos de seus apps. Em fevereiro de 2022, mais de 500 aplicativos incluíram a palavra-chave “metaverse” em sua descrição ou título. É o caso do Highrise, ele permite que os jogadores criem um avatar e vivam uma segunda vida virtualmente por meio do aplicativo.

O fato é que existem formas de aproveitar o potencial dos elementos do metaverso, sem precisar recorrer a equipamentos para a imersão completa, como hardwares potentes e headsets especiais.

Monetização

É necessário refletir também sobre como gerar retorno financeiro na estratégia mobile por meio do uso de elementos vindos do metaverso e isso só vai ocorrer se o usuário efetivamente se engajar com os usos que a sua marca deu à tecnologia.

O que acredito serem os pontos mais importantes neste sentido são: a otimização da experiência do consumidor e o valor agregado à decisão de compra. Ao utilizar elementos do metaverso em um app, como por exemplo, por meio da criação de uma loja que pode ser visitada virtualmente ou de roupas e calçados que podem ser provados através da câmera do celular, agrega-se valor à experiência daquele comprador, que possivelmente pode escolher sua loja para viver esse diferencial.

Li há pouco um estudo que diz que 72% dos consumidores preferem se conectar com marcas e empresas por meio de vários canais e, sabendo disso, acredito que o uso destas tecnologias pode ajudar a criar tanto brand awareness como brand loyalty imediatos, dado o ar de novidade tecnológica que estes elementos trazem e a necessidade que os consumidores têm de estar em contato constante com suas marcas preferidas e de poder inseri-las ao seu dia a dia de maneira diferente das tradicionais.

As tecnologias relacionadas ao metaverso claramente oferecem muitas oportunidades para desenvolvedores de aplicativos mobile, basta entender as melhores estratégias para aproveitá-las em todo o seu potencial.

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