DE 26 A 29 DE FEVEREIRO DE 2024 I BARCELONA – ESP

Opinião

Tendências para um futuro imediato

MWC 2024 apresentou o prenúncio de um futuro impulsionado por uma internet inteligente, de alta velocidade e eficiência


8 de março de 2024 - 10h35

Realizado na última semana, o Mobile World Congress (MWC) 2024 apresentou em Barcelona, o prenúncio de um futuro próximo impulsionado por uma internet inteligente, de alta velocidade e eficiência. Dentre as tendências mais marcantes, destaco a internet nos lares como um ponto crucial para o futuro da conectividade.

A confirmação da fibra ótica como espinha dorsal dessa internet é uma realidade mais do que palpável – já representa mais de 50% do mercado global e é a tecnologia que garante velocidades ultrarrápidas e confiabilidade.

Associada à ela, a chegada do Wi-Fi 6.0 para 2024/2025 aqui no Brasil, e não muito distante o Wi-Fi 7, prometem eliminar congestionamentos e garantir excelência na experiência online para todos os dispositivos conectados. Com três tecnologias distintas, sua adoção trará ganhos de performance e alta relevância para muito mais além do uso residencial.

Outro tema que permeou o MWC e que está diretamente relacionado ao avanço de todo esse movimento é a busca incessante de empresas por eficiência energética tanto para a produção de equipamentos quanto para a otimização de infraestruturas de redes já existentes, assim como fazemos com a utilização de redes neutras consolidadas para a oferta de fibra ótica. Essa é uma preocupação que reflete um compromisso com a sustentabilidade do planeta e do negócio, na apresentação de soluções cada vez mais inovadoras à sociedade.

Não poderíamos deixar de falar também que o futuro (e por que não dizer já o presente?) da gestão de redes passa necessariamente pelo uso da inteligência artificial, que permite com que as operadoras reduzam seus custos, otimizem recursos e garantam serviços de alta qualidade a seus clientes.

Para longe de apenas promessas distantes, essas são realidades que se aproximam a passos largos do nosso dia a dia. É hora de nos prepararmos, como empresas e consumidores, para abraçarmos esse futuro e aproveitarmos ao máximo todas as possibilidades e oportunidades que ele nos trará.

Publicidade

Compartilhe