COB e Medley renovam parceria e focam em saúde mental
Laboratório farmacêutico projeta aumento de 50% no investimento em patrocínio esportivo e apresenta Time Olímpico Medley
COB e Medley renovam parceria e focam em saúde mental
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Valeria Contado
16 de abril de 2025 - 16h48
Julia Costa, Ginga e Lorrane Oliveira durante evento do COB e da Medley (crédito: Alexandre Loureiro/COB)
Durante a manhã desta quarta-feira, 16, a Medley e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciaram a renovação da parceria para o ciclo olímpico que dá início a jornada dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, que ocorrerá em 2028, nos Estados Unidos.
O anúncio aconteceu durante um evento que recebeu a imprensa no Centro de Treinamento do COB, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do presidente do comitê, Marco La Porta, e do presidente da Sanofi no Brasil, Fernando Sampaio.
O representante do comitê reforçou que o COB procura por marcas que estejam alinhadas com o desenvolvimento dos atletas e que essa parceria com a empresa farmacêutica reflete um posicionamento que tem a ver com os valores olímpicos da instituição que são equidade, sustentabilidade, paixão pelo esporte, excelência, respeito e a transparência.
“Somos um País que vem crescendo em medalhas de ouro em Jogos Olímpicos. A vitória vem de cada detalhe. Pelo que conversei com a equipe da Medley, pude ver que precisamos de parceiros que tenham essa paixão pelo esporte”, disse o presidente do COB durante a cerimônia.
A renovação da parceria se dá pouco tempo depois da participação da marca nos Jogos Olímpicos de Paris, que aconteceu em 2024, em que foi a líder de menções entre os patrocinadores, considerando os representantes do Comitê Olímpico Internacional (COI), Comitê Olímpico do Brasil (COB) e das transmissões na Globo e CazéTV.
Segundo levantamento feito entre 24 de julho e 11 de agosto, pela Stilingue by Blip, a farmacêutica recebeu 6,6 mil comentários. iFood e Visa compõem o pódio, com 5,5 mil e 4,2 mil menções, respectivamente.
Marco La Porta, presidente do Comite Olimpico do Brasil e Fernando Sampaio, presidente da Sanofi Brasil, ao lado da mascote do Time Brasil (crédito: Alexandre Loureiro/COB)
Atualmente, a empresa apoia esportes como vôlei, judô, surf e skate, além do comitê, e agora anuncia a parceria com as atletas e medalhistas olímpicas do time de ginástica Julia Costa e Lorrane Oliveira. Até ano passado, Rebeca Andrade era a representante da marca. Julia é a primeira integrante do Time Olímpico Medley, enquanto Lorrane terá parceria com a marca em ações de comunicação ao longo do ano.
Para o novo ciclo, Fernando Sampaio, presidente da Sanofi, controladora da Medley, promete um aumento no investimento em esporte olímpico de 50% para valorização das novas gerações de atletas e mostrando como a saúde física e mental contribuem para isso.
“Até o final do ano anunciaremos outras parcerias de incentivos para o esporte. Queremos valorizar a nossa trajetória de marca com consistência em nossas ações, acima de tudo mostrando o quanto a saúde física e mental contribui para uma maior qualidade de vida das pessoas”, disse.
Em 2020, uma das principais atletas da ginástica mundial, Simone Biles, chamou a atenção ao se afastar dos Jogos Olímpicos de Tóquio devido a um bloqueio mental. A atleta continuou falando sobre o assunto durante os últimos jogos e incentivou que outros nomes, inclusive do esporte brasileiro, como Gabriel Medina, abrissem um diálogo sobre o tema.
Esse também foi o foco da Medley ao se aproximar do Comitê Olímpico do Brasil no último ciclo. A marca contou com Rebeca Andrade para abordar a mensagem sobre a importância da saúde mental no esporte em sua comunicação, que inclusive fez parte da sua comunicação na ocasião em campanhas que convergiam com o mote “Eficaz em tudo o que faz”.
A empresa trabalha o assunto no seu dia a dia juntamente com os consumidores. Em 2023, a farmacêutica lançou a assistente virtual Cassia, que atende os consumidores a respeito de dúvidas sobre saúde mental. Com isso, a empresa detectou que os temas mais recorrentes nas conversas com os consumidores eram a respeito de ansiedade e depressão, fazendo com que a marca desenvolvesse um mapa para indicação e auxílio ao público. Essa ferramenta é diretamente conectada com órgãos públicos e com o Centro de Valorização à Vida (CVV).
Por isso, a temática seguirá sendo parte importante para a farmacêutica durante a parceria do novo ciclo de patrocínio. A empresa será uma das apoiadoras do curso gratuito que o comitê lançará para falar sobre saúde mental, que tem como propósito promover o tema no meio esportivo.
A iniciativa será apresentada ao mercado em maio, na modalidade de educação a distância (EAD), e será destinada a atletas, gestores e treinadores, ou para qualquer profissional que se interesse pelo assunto.
“Hoje em dia temos discutido muito a questão da saúde mental, da preparação mental dos nossos atletas e dentro do COB damos muita importância a esse aspecto. Esse curso visa promover uma discussão sobre como cuidar da saúde mental dos nossos atletas”, afirmou o presidente do comitê durante o evento.
Considerado um case de sucesso, o patrocínio ao comitê brasileiro foi um dos responsáveis pelo impulsionamento da marca no mercado de medicamentos genéricos, segundo Sampaio. Do ano passado para cá, a empresa obteve crescimento de 17% no segmento genérico.
Como reflexo disso, a Medley decidiu por ampliar o investimento em seu centro de pesquisa em R$ 30 milhões para aperfeiçoar o desenvolvimento e qualidade dos produtos.
“Os números do ano passado mostram que a campanha é bem-sucedida durante a Olimpíada e a presença massiva das duas marcas juntas nos pontos de vendas contribuíram para esse crescimento. Para além dos negócios, a Medley tem um propósito: sempre apoiamos o esporte e seguimos fortalecendo esse vínculo, porque acreditamos que a atividade física é parte fundamental da saúde integral dos nossos pacientes e uma aliada da saúde mental”, afirmou o presidente.
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