Série Games & Esports: a relação duradoura entre as marcas e a indústria

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Série Games & Esports: a relação duradoura entre as marcas e a indústria

Cynthya Rodrigues, head comercial da GMD, e José Mauricio Lilla, head de comunicação do Bradesco, avaliam a relação de longo prazo das marcas com a indústria de games

EPISÓDIO 3 32:58

21 de novembro de 2023 - 16h20

Muito tempo antes da publicidade digital nascer, quando tudo ainda era mato no mundo dos games, as marcas já estavam anunciando nesse território. Em 1978, o jogo Adventureland incluía uma promoção anunciando o próximo título de seu criador.

Já em meados de 1980, apareceram os primeiros jogos destinados a promover uma marca, chamados de advergames. E, posteriormente, surgiu a publicidade in-game, o product placement e o próprio patrocínio.

Atualmente, a relação das marcas com os jogos eletrônicos vai muito além disso. Hoje, elas querem fazer parte dessa comunidade gamer, construindo experiências dinâmicas e interativas de conteúdo e entretenimento que se conectem de forma natural com os entusiastas de jogos eletrônicos.

Neste episódio da série Games & Esports, Cynthya Rodrigues, head comercial da GMD, e José Mauricio Lilla, head de comunicação do Bradesco, comentam a relação de longo prazo das marcas com a indústria de games.

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