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14 dados sobre o Instagram que toda marca precisa conhecer

Estudo realizado pela Simply Measure sinaliza estratégias que podem impulsionar publicações na rede social e conquistar audiência


29 de outubro de 2014 - 6h00

A ascensão do Instagram como uma plataforma mobile-social tem intrigado empreendedores nos últimos anos. Dados capazes de sinalizar a eficiência de cada tipo de conteúdo sempre foram escassos – isso é, até agora. A Simply Measured estudou a lista Interbrand Top 100 no Instagram, durante o terceiro trimestre, e comparou com as estatísticas de 2012 e 2013 no mesmo período.

Confira abaixo 14 informações reveladas pelo estudo sobre a rede social:

1. Grandes players entraram no jogo. Durante o terceiro trimestre de 2012, 54 marcas da Interbrand top 100 possuíam contas no Instagram. No terceiro trimestre deste ano, o número aumentou para 86.

2. E eles estão ativos. No total, 73% dessas 86 marcas postam, no mínimo, uma foto ou vídeo por semana. A quantidade de empresas que publicam pelo menos uma vez por dia triplicou ano após ano no terceiro trimestre, fazendo com que o número saltasse para 20.

3. Audiências estão explodindo. O número das top 100 marcas com mais de 10 mil seguidores aumentou para 34 ano após ano no terceiro trimestre e agora totaliza 62 companhias. Já a quantidade de empresas com mais de 100 mil seguidores passou de 15 para 34.

4. A Swoosh lidera. No total, 15 marcas possuem mais de 1 milhão de seguidores, com a Nike liderando o ranking com 7,3 milhões.

5. Engajamento, em geral, aumentou. A taxa média de engajamento – que contabiliza comentários e curtidas – por post aumentou 415% no terceiro trimestre de 2014 em comparação ao mesmo período em 2012. As principais marcas apresentaram uma média de 18.822 interações. Durante o terceiro trimestre de 2012, o número ficou em 3.648.

6. Boas publicações apresentam “long tail”. As marcas da lista Interbrand acumularam uma média de 216 comentários, sendo que 50% deles vieram nas primeiras 6 horas. Enquanto 75% foram publicados nas 48 horas iniciais, 10% surgiram após 13 dias.

7. Mas ótimos post costumam ganhar popularidade mais tarde. Os vídeos e imagens com melhor performance só fazem sucesso depois de um tempo. Mais de 50% dos comentários analisados chegaram após 13 horas desde a publicação do conteúdo.

8. Ser breve é ser popular. A média do tamanho da legenda é de 138 caracteres, mas a Simply Measured não descobriu uma correlação significativa entre o tamanho do texto e a taxa de engajamento.

9. Utilizar @menções é de grande ajuda. Em média, publicaçãoes que mencionam outros usuários ganham 56% mais engajamento. Entretanto, apenas 36% dos posts das marcas incluem pelo menos uma menção.

10. #postsdemarcas não exageram. Dentre as publicações analisadas, 88% incluíam, no mínimo, uma hashtag. Ainda assim, o número de hashtags é baixo: 91% utilizam 7 ou menos.

11. Apesar disso, as hashtags podem impulsionar a publicação. Publicações com pelo menos uma hashtag obtêm 12,6% mais engajamento.

12. Localização, localização, localização. Enquanto apenas 5% das publicações no Instagram incluem a localização, essas que utilizam o recurso apresentam uma taxa de engajamento 79% maior.

13. Grandes empresas de mídia estão em menor número, mas são líderes. Apenas 4 empresas de mídia da lista Interbrand estão ativas no Instagram, mas elas mantêm uma média de 62% mais publicações mensais do que outros segmentos da indústria analisados. O engajamento por post é de 23.906, o que representa 5.084 interações a mais em comparação a outros setores.

14. Fabricantes de automóveis têm destaque no Instagram. A indústria automotiva tem 13 representantes na lista Interbrand, superando todas as outras categorias.

Confira todas as categorias:
 

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Com informações do AdWeek 

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