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MaxiMídia 2014: o equilíbrio entre impresso e digital nos grupos de mídia
Dirigentes de empresas de mídia impressa discutem o balanceamento entre digital e papel em seus investimentos e planos
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7 de outubro de 2014 - 2h00
Representantes de uma das mais tradicionais áreas da mídia nacional aproveitaram o Papo de CEO, realizado nesta terça-feira, 7, durante o MaxiMídia, para trocar experiências e pensamentos acerca do mais importante desafios que lhes é imposto em seu cotidiano: fazer com que seu negócio evolua e acompanhe as transformações digitais, sem perder a credibilidade e o estilo que o caracterizaram para o público leitor.
Conduzido pelo CEO do Grupo Meio & Mensagem, José Carlos de Salles Gomes Neto, o painel contou com a participação do diretor-geral da Infoglobo, Marcello Moraes, do presidente da Abril Mídia, Fábio Barbosa, e do presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky. A força do impresso diante da pulverização dos negócios digitais, as estratégias para cativar o interesse dos leitores, a valorização do produto impresso e as alternativas buscadas em outros ambientes para gerar receita e público foram os assuntos discutidos pelos convidados.
Com exemplos de seu próprio negócio, cada um deles ressaltou as medidas que vêm tomando para qualificar seus produtos editoriais e aproximá-los tanto do público leitor quanto dos anunciantes.
Diretor-geral da Infoglobo, Marcello Moraes destacou o investimento nas plataformas de evento, que se tornaram prioridade nos negócios da casa, como uma estratégia para a monetização e preservação da credibilidade da marca. “Transformamos nossa área de marketing institucional, que não era rentável, em uma área de projetos especiais. Aproveitamos a credibilidade do Globo e do Extra para criar eventos que já entraram no calendário do Rio de Janeiro e que oferecem informação e entretenimento à sociedade em diversas áreas, como gastronomia, música, cultura, etc. Isso desperta um interesse muito grande nas marcas e permite que eles passem sua mensagem ao público de maneira diferente”, reforçou Moraes.
Eduardo Sirotsky destacou que as corporações precisam treinar o olhar para conseguir direcionar os investimentos às áreas corretas. Para isso, ele destaca a necessidade de conhecer a fundo o público-leitor. “Fazemos parte do dia a dia de 18 milhões de pessoas. Temos necessidade de compreender os hábitos, os anseios e o estilo de vida de cada uma delas para poder entregar produtos úteis e, também, para oferecer ao mercado publicitário formatos inovadores de comunicação com esse público”, disse o presidente do Grupo RBS.
Pelo setor de revistas, Fábio Barbosa frisou que é importante as empresas de mídia se conscientizarem de que nunca tiveram tantos leitores como agora. “Não importa de que maneira ele consuma nosso conteúdo. O leitor está com gente. Temos que, primeiramente, manter nossa essencial função de fazer um jornalismo de qualidade para que nossas marcas mantenham a credibilidade. A partir daí, é preciso criar alternativas apoiadas nessa credibilidade, independente do canal, seja digital, impresso, evento ou qualquer outro”, lembrou o presidente da Abril Mídia.
Do Meio & Mensagem
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