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Os atuais desafios e oportunidades para um CMO

Anunciantes precisam entender e buscar os melhores caminhos para dialogar com seus públicos sem perder o objetivo, respeitando os limites e aumentando o ROI


6 de abril de 2016 - 4h37

(*) Por Fernando Juarez

Nunca foi tão importante investir em marketing. Independente do mercado de atuação, ter uma estratégia de marketing bem estruturada e utilizar as ferramentas certas, faz toda a diferença no crescimento e consolidação da sua marca.

Os consumidores estão cada vez mais conectados e ao mesmo tempo mais exigentes. Os anunciantes precisam entender e buscar os melhores caminhos para dialogar com seus públicos sem perder o objetivo, respeitando os limites e aumentando o ROI (Return On Investment).

Por isso, compartilho com você alguns dos mais atuais e maiores desafios e oportunidades do segmento em todo o mundo e, inclusive, no mercado brasileiro:

O marketing baseado no consumidor é a grande tendência do mercado e apresenta ao CMO tanto novos desafios quanto oportunidades ao oferecer experiências individualizadas para audiências específicas;

Os consumidores esperam ser conhecidos e compreendidos pelas marcas, mas não querem que essas marcas ultrapassem limites e sejam intrusivas. A personalização e a relevância das comunicações de marketing são cada vez mais importantes para melhorar a experiência do consumidor com a marca, que também promove uma maior receptividade futura;

O uso de vários dispositivos e a fragmentação continuam crescendo, rompendo com modelos de targeting e tracking. A jornada do consumidor nunca foi tão complexa, impulsionando os anunciantes na criação de estratégias de omni-channel. Vale acrescentar no planejamento de marketing campanhas de mídia programática, considerada uma das principais ferramentas no alcance ao consumidor em toda sua jornada de forma simples e eficiente. Seja em mídia online ou off-line;

É importante poder navegar em um ecossistema aberto, onde os profissionais de marketing possam alavancar seus dados entre diferentes plataformas de medição, segmentação e insights. Porém, a fragmentação dos dados, alguns mantidos em "gaiolas de ouro" ou "walled gardens" por algumas empresas, Ù´ dificultam a otimização de estratégias omni-channel;

O Big Data e uma grande quantidade de opções tecnológicas criam complexidade, mas também oportunidades. Novas ferramentas e melhores práticas em gestão de audiências e segmentação tendem a simplificar a tarefa. Os dados que pertencem às marcas (first party data) são muitos e é apenas uma questão de saber utiliza-los para desenvolver campanhas de marketing mais eficazes;

Com a velocidade das mudanças em tecnologia e marketing, é preciso focar em educar os profissionais de marketing para que compreendam a fundo o que essa nova realidade pode proporcionar para os consumidores e como utilizar as novas tecnologias para alcançar resultados melhores. Investir em educar e atualizar os profissionais é essencial para se manter sempre a frente da concorrência.

E você, CMO, está preparado para encarrar esses desafios?

* Fernando Juarez é Diretor Geral da MediaMath na América Latina.  

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