Ogilvy leva corrupção brasileira à lista dos mais ricos da Forbes
Projeto de machine learning criou personagem fictício para simbolizar as mazelas da corrupção
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Bárbara Sacchitiello
12 de março de 2018 - 11h38
Se todo o dinheiro desviado pela corrupção no Brasil fosse para o bolso de uma única pessoa, quão rico seria esse homem? Com um trabalho de machine learning, a Ogilvy Brasil, a revista Forbes e a empresa de tecnologia Nexo criaram a personalidade desse bilionário, como uma maneira de fazer as pessoas refletirem sobre as mazelas da corrupção para a economia do País.
Por meio de dados divulgados pela imprensa, tendo como sabe a Operação Lava Jato, a ação personalizou a corrupção nacional no Sr. Ric Brasil. A figura fictícia, que representa a corrupção do País, teria uma fortuna maior que R$ 200 bilhões, algo que o colocaria, no ranking da Forbes, à frente de nomes como Mark Zuckerberg, fundador do Facebook e do mexicano Carlos Slim.
O desenvolvimento do Sr Ric Brasil começou há oito meses e demandou o cruzamento de dados de várias notícias divulgadas pela imprensa com os números divulgados pela Polícia Federal a respeito dos desvios financeiros em diferentes esferas do País. Para dar mais “vida” ao projeto, a ferramenta de tecnologia do Nexo dará voz ao personagem, permitindo ao Sr. Ric Brasil dar entrevistas e falar a respeito do acúmulo de dinheiro obtido pela corrupção.
Veja o vídeo do projeto:
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