Como o Google quer redefinir o e-commerce com o UCP?
Descobrir produtos, pesquisar preços, checar referências, ouvir opiniões, decidir pela compra, efetuar o pagamento e contar com suporte após a venda. Essa jornada, comum para quem tem o hábito de fazer compras, tende a se transformar consideravelmente diante do avanço da inteligência artificial. E, se depender do Google, deve acontecer de maneira mais integrada e concentrada em uma única plataforma.
Na NRF, Sundar Pichai, CEO da companhia, apresentou o Universe Commerce Protocol (UCP). O novo padrão foi elaborado pela empresa com apoio de mais de 20 grandes redes de varejo internacional, sendo as principais delas a Target, Shopify, Etsy, Wayfair e Walmart, e consiste na unificação de toda a experiência de compra, da busca ao checkout, na mesma plataforma. A ideia é que as companhias adotem um sistema com linguagem unificada, a fim de reduzir distorções e, ao mesmo tempo, impulsionar as negociações digitais.
O chamado checkout nativo, começará a ser disponibilizado nas plataformas do Google em breve, tanto pelo modo IA do buscador quanto no aplicativo Gemini.