44% das brasileiras na menopausa se sentem menos produtivas
Pesquisa, realizada pela Plenapausa, mostra o impacto dessa fase na vida e na carreira das mulheres no país
44% das brasileiras na menopausa se sentem menos produtivas
BuscarPesquisa, realizada pela Plenapausa, mostra o impacto dessa fase na vida e na carreira das mulheres no país
Meio & Mensagem
29 de julho de 2024 - 15h46
(Crédito: Shutterstock)
Se a desigualdade de gênero é uma barreira histórica para a conquista de cargos desejados e salários equitativos entre as mulheres, questões como a menopausa e o etarismo também têm sido identificadas como entraves para permanência delas no mercado de trabalho. De acordo com um estudo feito pela empresa Plenapausa, cerca de 44% das brasileiras que estão passando por essa fase não se sentem produtivas em suas rotinas corporativas.
A pesquisa, que entrevistou mais de 17 mil mulheres na pré-menopausa e na menopausa no Brasil, identificou ainda que 82% delas apresentam depressão ou ansiedade em seus sintomas, enquanto apenas 27% se acolhem e diminuem as cobranças internas neste momento. Além disso, 91% relatam cansaço ou pouca energia, 89% sentem alteração de humor, 79% sofrem com dores musculares e/ou nas articulações e 15% se sentem doentes para trabalhar.
Para a CEO e fundadora da Plenapausa Márcia Cunha, as mulheres estão percebendo apenas agora os efeitos da menopausa em suas carreiras devido ao estigma que persiste quando o assunto é discutir a temática, seja no trabalho ou na sociedade de maneira geral. “Isso dificulta a busca por apoio e compreensão, fazendo com que muitas enfrentem desafios adicionais sem o suporte necessário para gerenciar essa fase de suas vidas profissionais.”
Outro dado revelado pelo estudo é que 89% dessas mulheres enfrentam instabilidade de humor, o que pode impactar diretamente o trabalho, e apenas 8% reduziram as horas trabalhadas por semana para se sentir melhor ao lidar com os sintomas da menopausa.
A pesquisa, realizada entre agosto de 2021 e julho de 2024, levantou informações de mais de 17 mil mulheres com idade média de 47 anos.
Compartilhe
Veja também
Falta de tempo afasta brasileiras da prática de exercícios físicos
Levantamento da Tembici revela que 59% das mulheres não estão satisfeitas com a frequência de atividades físicas, e 97% desejam se exercitar mais
“Hoje, o CMO é mais cobrado por resultado”, diz nova líder global da Adobe
Núbia Mota, que acaba de assumir a posição de manager de enterprise marketing para Américas, comenta desafios em um mercado cada vez mais competitivo