Cultura nas agências: o cerne da identidade empresarial
A cultura das agências de publicidade não é apenas um conjunto de palavras impressas em um papel, mas a essência que impulsiona a criatividade, a colaboração e o sucesso
Cultura nas agências: o cerne da identidade empresarial
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5 de abril de 2024 - 6h24
No início do mês de março fui convidada pelo querido Lucas Schuch para participar de seu podcast “Propaganda Não É Só Isso Aí”, que nesta temporada está buscando desvendar o que é a cultura de agência de publicidade para o mercado. O que tem me feito refletir e observar ainda mais a construção dos processos não só na Gana, mas em outras empresas.
Não é novidade que na dinâmica acelerada e criativa das agências de publicidade, a cultura organizacional desempenha um papel vital. É o tecido que une as crenças, valores e objetivos comuns que orientam toda a equipe em direção aos objetivos da empresa. Neste artigo, vou abordar o que tenho observado e a importância fundamental da cultura dentro das agências de publicidade, destacando como ela molda e influencia cada aspecto do ambiente de trabalho e da entrega criativa.
Quando ingressei na Gana, uma agência ainda em ascensão, encontrei um princípio de cultura já enraizado em seu propósito inicial, que fazia parte das aspirações de Felipe e Ary, fundadores do antes Coletivo Gana. Esse propósito não só direcionou as atividades diárias naquela época, mas também serviu como um farol orientador, mesmo em meio aos desafios de estabelecer processos de liderança e corporativos em uma agência ainda em construção e desenvolvimento.
Nos primeiros anos, a Gana estava imersa em discussões sobre sua cultura organizacional, reconhecendo a necessidade de formalizá-la para solidificar sua identidade e direcionamento. Foi em 2023 que a agência deu um grande passo, investindo em consultoria especializada para definir suas diretrizes organizacionais. Esse marco representou uma virada significativa para a Gana, estabelecendo as bases sólidas para o crescimento e sucesso contínuo.
Aqui, enfatizo também a importância de uma contratação criteriosa nas agências de publicidade para além das lideranças e do corpo executivo. Mais do que apenas competências técnicas, é essencial que os novos membros estejam alinhados com a cultura e os objetivos da empresa com a qual estão iniciando um relacionamento. A experiência que tenho no mercado me possibilitou perceber que uma contratação equivocada pode não apenas minar o espírito de equipe, mas também desviar a agência de seu caminho estratégico.
O papel do departamento de recursos humanos se torna ainda mais crucial nesse processo. Ao compreender profundamente a cultura da agência, o RH pode atuar como guardião dos valores e facilitador do comprometimento entre os colaboradores e a empresa. Desde a seleção inicial até o desenvolvimento contínuo, a área desempenha uma função central na sustentação e fortalecimento da cultura organizacional.
Além disso, a cultura não é algo simples de se estabelecer. O trabalho de fortalecimento e manutenção de uma cultura é diário, exige processos contínuos de treinamentos; olhar atento do RH no processo de contratação, desde a seleção, onboarding, feedback e acompanhamento do profissional; clareza, transparência e uma comunicação sem burocracia da liderança. É vital que as agências estejam abertas à reflexão constante e à adaptação de seus processos para atender às necessidades em evolução de sua equipe e do mercado, mas precisam trabalhar todas essas mudanças sem perder a sua essência, seu DNA, que é a cultura.
Em última análise, acredito que a cultura dentro das agências de publicidade não é apenas um conjunto de palavras impressas em um papel, mas sim a essência que impulsiona a criatividade, a colaboração e o sucesso. É o alicerce sobre o qual todas as campanhas brilhantes são construídas e é o coração pulsante de uma equipe apaixonada e comprometida em criar impacto por meio da comunicação visual e da narrativa.
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