Formação complementar à IA será fundamental

Buscar
Publicidade

Opinião

Formação complementar à IA será fundamental

Estudos mostram que habilidades em IA podem ser decisivas para obter remunerações mais competitiva


13 de março de 2024 - 7h56

(Crédito: Unsplash)

Recentemente, o mundo do trabalho tem visto uma explosão na demanda por profissionais altamente qualificados em tecnologias relacionadas à Inteligência Artificial (IA). Este fenômeno está refletido nos dados recolhidos por estudos como o realizado pela Michael Page, que mostrou que aproximadamente 76% das vagas ligadas à TI, inclusive aquelas envolvendo profissionais com conhecimentos em IA, experimentaram aumentos salariais superiores à taxa de inflação em 2024.

Esses resultados são confirmados pelos números fornecidos pelos sites Indeed, Glassdoor, Catho e LinkedIn, em que se observa que salários médios para especialistas em IA variam entre R$ 14 mil e R$ 20 mil, demonstrando claramente que a posse de habilidades em IA pode ser um fator decisivo para obter remunerações mais competitivas.

Neste contexto, a IA passa a ser mais uma, porém fundamental, ferramenta de trabalho. Como tal, pode trazer benefícios de diversas formas, mas precisa ser acompanhada de uma visão estratégica do profissional. E, de parte da empresa, necessita de uma análise holística, envolvendo suas pessoas, processos e tecnologias.

É importante lembrar que a implementação da IA também pode influenciar a demanda por determinados tipos de empregos, levando à substituição de alguns processos manualmente executados por sistemas automatizados. Dessa forma, para manter-se competitivo no mercado, é essencial que os profissionais permaneçam atualizados e adquiram habilidades complementares que permitam que eles contribuam de forma significativa juntamente com a IA.

Os desafios e oportunidades gerados pela IA exigem profissionais capazes de lidar com novas realidades e desenvolver soluções inovadoras. Além disso, a capacidade de colaborar harmoniosamente com sistemas automatizados torna-se fundamental para garantir sucesso tanto pessoal quanto organizacional. Neste ambiente, essa equação combina desenvolvimento técnico, como a familiaridade com algoritmos e modelos de IA, com a atenção da organização não só com o aprimoramento e adequação do profissional à realidade, mas para com estratégias que otimizem o uso da IA.

Portanto, enquanto a IA oferece grandes perspectivas de crescimento profissional e financeiro para aqueles que dominam essas habilidades, é crucial que os profissionais tenham iniciativas solos de investimento contínuo em sua formação e evolução, mantendo-se sempre abertos a aprender e adaptar-se a mudanças constantes no ambiente laboral.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • W2W Summit 2024: Desafios da liderança e a arte de fazer escolhas

    W2W Summit 2024: Desafios da liderança e a arte de fazer escolhas

    Assista ao painel com Claudia Muchaluat, presidente da Intel Brasil, e Claudia Woods, CEO Latam da WeWork

  • Programa capacita mulheres negras para o mercado corporativo

    Programa capacita mulheres negras para o mercado corporativo

    Pacto Transforma conta com parceria da B3, Fundação Dom Cabral, Fundação Lenovo, Novonordisk, ADP Brasil e o apoio social da 99 Jobs e da consultoria Integrha