Brasil tem mais de 7 mil agências no interior

Buscar

Brasil tem mais de 7 mil agências no interior

Buscar
Publicidade

Comunicação

Brasil tem mais de 7 mil agências no interior

Levantamento realizado pela Fenapro aponta forte crescimento fora das grandes capitais


25 de junho de 2014 - 5h28

Levantamento realizado pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) aponta que as cidades do interior dos estados brasileiros somam mais de sete mil agências em operação, o que representa 40% do total das agências no País.

Entre os destaques estão os estados de Minas Gerais, que contabiliza 642 agências no interior, frente 744 na capital; Rio Grande do Sul, que conta com 604 no interior e 628 na capital gaúcha; Paraná com 455 agências no interior e outras 455 na capital; e Santa Catarina, que possui 675 agências no interior contra 253 na capital. O interior paulista lidera o topo do ranking com 3.664 agências instaladas.

De acordo com o presidente da entidade, Gláucio Binder, o número representa que o setor acompanha o crescimento econômico nas várias regiões brasileiras. “À medida que novos polos econômicos vão surgindo ou se consolidando nas diversas regiões, a atividade publicitária também acompanha o processo de descentralização e se fortalece em todo o País”, diz.

Em pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Data Popular, verificou-se que o consumo no interior brasileiro de 2013 foi de R$ 827 bilhões, o que representa 40% do consumo nacional. Da pesquisa foram excluídas, além das capitais, todas as cidades de regiões metropolitanas dos estados.

Apesar desse consumo ser maior que o PIB de países como Chile, Dinamarca e Portugal, as entidades afirmam que ainda há muito para expandir. Segundo Renato Meirelles, presidente do Data Popular, os consumidores de cidades do interior fora das regiões metropolitana tem dinheiro mas não tem ofertas de produtos e nem grandes redes. “Ao mesmo tempo, esse consumidor se mostra mais responsável e racional na compra. Eles pesquisam mais e definem suas compras com base no preço e na qualidade dos produtos, dando menos importância às marcas”, explica.

Por isso, segundo a Fenapro, as perspectivas para a atuação do setor de comunicação no interior brasileiro também são favoráveis, face a importância do papel das agências para auxiliar as empresas a conhecerem esses consumidores e suas referências.  

wraps

 
ESTADO
Capital
Interior
TOTAL
Acre
12
0
12
Alagoas
31
2
33
Amapá
26
1
27
Amazonas
83
1
84
Bahia
266
213
479
Ceará
273
28
301
Distrito Federal
382
0
382
Espírito Santo
226
176
402
Goiás
266
157
423
Maranhão
46
8
54
Mato Grosso
84
94
178
Mato Grosso do Sul
147
76
223
Minas Gerais
744
642
1.386
Pará
116
46
162
Paraíba
38
12
50
Paraná
455
455
910
Pernambuco
136
88
224
Piauí
54
3
57
Rio de Janeiro
884
160
1.044
Rio Grande do Norte
67
10
77
Rio Grande do Sul
628
604
1.232
Roraima
64
-33
31
Rondônia
19
0
19
Santa Catarina
253
675
928
São Paulo
4.879
3.664
8.543
Sergipe
56
1
57
Tocantins
64
19
83

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Peça "A Pista é Sua", da plataforma Live in Levi's, visa incentivar engajamento com a cultura e diferentes formas de expressão

  • Campanhas da Semana: momento de celebração

    Campanhas da Semana: momento de celebração

    Betncional celebra carreira de Vini Jr., com a música “O Vencedor”, de Thiaguinho, e Hersheys incentiva que as pessoas deem barras para comemorar a Páscoa