Causas na publicidade são mais atraentes aos jovens

Buscar

Causas na publicidade são mais atraentes aos jovens

Buscar
Publicidade

Comunicação

Causas na publicidade são mais atraentes aos jovens

Levantamento da Forebrain mostra que elementos relacionados a propósito em campanhas publicitárias engajam mais as gerações X e Y


27 de novembro de 2017 - 9h05

Conexão com a realidade. Essa frase determina um dos maiores desafios atuais da publicidade. Essa conexão aparece, inclusive, em levantamento da agência de neuromarketing Forebrain. O estudo mostra que referência cultural e propósitos são elementos que mais ativam reações positivas nos jovens das gerações X ou Y.

O estudo “Gerações – O impacto da comunicação no cérebro de jovens e adultos” mostra como fatores relacionados ao conteúdo e forma da publicidade podem interferir diretamente na maneira como o cérebro reage, segundo os índices neurais de atenção, motivação e memorização. A pesquisa aponta que jovens são mais curiosos e campanhas com propósitos e elementos culturais apresentam melhor performance para os millennials quando inseridas na publicidade.

“De maneira geral, o amadurecimento do cérebro humano se estende até os 25-30 anos de idade e provoca importantes mudanças nos fatores ligados ao comportamento, que fazem o cérebro de jovens e adultos funcionar de maneira distinta e, por isso, eles são sensíveis a estímulos diferentes e se interessam por assuntos diferentes”, explica Billy Nascimento, co-CEO da Forebrain.

Ainda de acordo com o estudo, celebridades têm um impacto semelhante para jovens e adultos, mas sua caracterização pode ser fundamental para atingir de maneira distinta os dois públicos.

O estudo é baseado em como jovens e adultos entendem e sentem filmes publicitários segundo metodologia que analisa o padrão de ondas cerebrais e monitora o movimento dos olhos e o padrão de fixação do olhar. Foram analisados jovens de 18 a 30 anos, homens e mulheres, das classes A, B e C, enquanto o recorte de adultos incluiu participantes de 31 a 50 anos, homens e mulheres, das mesmas classes.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Apenas 8% dos negros ocupam cargos de liderança no Brasil, diz pesquisa

    Apenas 8% dos negros ocupam cargos de liderança no Brasil, diz pesquisa

    Realizada pelo Indique uma Preta e Cloo, a pesquisa revela ainda que menos de 5% das lideranças das 500 maiores empresas do País são negras

  • Projeto propõe banco de imagens com mais brasilidade

    Projeto propõe banco de imagens com mais brasilidade

    Iniciativa "Brasil com S" busca ampliar a representação mais verdadeira do País no mercado publicitário