Anunciantes restringirão marketing infantil

Buscar

Anunciantes restringirão marketing infantil

Buscar
Publicidade

Marketing

Anunciantes restringirão marketing infantil

McDonald?s, PepsiCo e Coca-Cola estão entre companhias globais que se comprometeram com o tema


22 de setembro de 2014 - 5h10

A World Federation of Advertisers (Federação Mundial de Anunciantes) anunciou nesta segunda-feira, 22, que os CEOs das empresas líderes globais nas vendas de alimentos e bebidas não-alcóolicas, membros da International Food & Beverage Alliance (IFBA – Aliança Internacional de Alimentos & Bebidas), estão assumindo uma agenda de compromissos globais no campo do marketing destinado às crianças nessas categorias de produtos.

A entidade enviou a Margaret Chan, diretora da Organização Mundial de Saúde, uma carta na qual detalha um pacote de medidas que serão adotadas nos próximos anos. Esse pacote inclui reformulações de produtos e inovação, assim como uma abordagem global comum no sentido da publicação de informações nutricionais nas embalagens, em pontos de venda e em outros canais.

Além disso, as políticas globais de marketing da IFBA, instituídas desde 2009, serão expandidas, o que significa que os membros só podem anunciar produtos que vão ao encontro do critério “better for you” (“mais saudável para você”, em tradução livre) ou evitar marketing de todos os produtos para crianças menores de 12 anos de idade. A política abrange TV, mídia impressa, escolas, internet e websites das empresas.

A nova postura, adotada em 2014, aperta o cerco em três áreas principais. Em primeiro lugar, cobrirá praticamente todas as mídias, uma vez que inclui rádio, cinema, marketing direto, mobile, SMS, games, DVD/CD-ROM e product placement. Em segundo, garantirá que algumas técnicas de marketing, como personagens licenciados, personagens de filmes e celebridades somente sejam usadas para crianças com menos de 12 anos, desde que estejam dentro do critério “better for you”. Por fim, os associados da IFBA procurarão estabelecer padrões nutricionais comuns para definir o que estará sob o rótulo “better for you” (como algumas companhias já fizeram em algumas regiões, como União Europeia, Estados Unidos e Cingapura).

Entre os associados da IFBA, há um grupo das onze empresas mais fortes, composto por McDonald’s, PepsiCo, Coca-Cola, Kellog, Mars, Nestlé, Mondelez, Unilever, Ferrero, Grupo Bimbo e General Mills. “As maiores companhias de alimento e bebida têm controles estritos sobre como se comunicam com públicos mais jovens. Este reforço das políticas globais da IFBA demonstra o grau de extensão em que os membros da entidade estão assumindo suas responsabilidades no que diz respeito ao marketing para crianças”, afirmou Stephan Loerke, diretor da World Federation of Advertisers.

Os novos padrões de marketing para crianças, que entram em vigor até o fim de 2016, passam a constituir o critério mínimo global para todas as empresas associadas à IFBA.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também