Danone compra White Wave Foods por US$ 10 bilhões

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Danone compra White Wave Foods por US$ 10 bilhões

Empresa de alimentos orgânicos passa a fazer parte do portfólio da multinacional francesa


8 de julho de 2016 - 12h39

Do Advertising Age

A Danone firmou um acordo de US$ 10 milhões para adquirir a White Wave Foods, empresa com sede em Denver, nos EUA, que comercializa produtos como leite de soja, shakes de proteína e couve. Esse é o primeiro grande movimento realizado por Emmanuel Faber desde que assumiu o comando da empresa de laticínios de origem francesa, que tem enfrentado uma baixa na venda de seus produtos. É, também, a maior aquisição da companhia na última década.

Com a compra, a Danone expande seu portfólio e passa a incluir bebidas e iogurtes à base de soja e leite de caju, mirando consumidores que optam por um estilo de vida mais saudável. “A aquisição permitirá que dobremos de tamanho nos EUA e nos tornemos líderes no segmento de orgânicos. Estou convencido de que a Danone possui um posicionamento único para continuar desenvolvendo a White Wave”, afirma Faber, que está na Danone desde 1997 e tornou-se CEO em outubro de 2014.

Durante uma conferência em Paris, o CEO da White Wave Foods Gregg Engles disse que desde que a White Wave tornou-se uma empresa pública, há quatro anos, seu crescimento significativo fez com que se tornasse alvo de especulações de outras empresas além da Danone.

De acordo com John Baumgartner, analista da Wells Fargo, a White Wave terá que pagar US$ 310 milhões à Danone caso quebre o acordo. As ações da Danone tiveram alta de 3% na quinta-feira, 7, atingindo o valor de ‎€ 65,22.
A aquisição tem o potencial de alçar a Danone ao posto de líder global de laticínios e produtos saudáveis, com produtos como o leite Horizon, o iogurte Wallaby Organic e as saladas Earthbound Farm sendo cada vez mais consumidos por um público que rejeita alimentos processados.

Nos últimos anos, questões levantadas pelos consumidores, como valores nutricionais, danos ao meio ambiente e maus-tratos aos animais colocaram em jogo a reputação dos derivados de leite. O mercado norte-americano de comida orgânica cresceu 11% no último ano, atingindo US$ 43 milhões, enquanto a indústria alimentícia como um todo aumentou 3,3%, de acordo com a Organic Trade Association.

As unidades de venda da Danone voltadas aos laticínios sofreram queda durante dois anos consecutivos, principalmente no Brasil, na Rússia e no continente europeu.

“A questão central para nós é a força real das marcas da White Wave. Em que medida o sucesso da empresa recaiu menos sobre as marcas e mais sobre o crescimento da categoria”, declara Jeff Stent, analista da Exane BNP Paribas.

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