Petrobras e a marca mais valiosa da AL

Buscar
Publicidade

Marketing

Petrobras e a marca mais valiosa da AL

Ranking com as 50 marcas mais valiosas da América Latina soma US$ 136 bilhões


21 de junho de 2012 - 3h08

A marca mais valiosa da América Latina é brasileira, pública e do ramo de energia. Avaliada em US$ 10,5 bilhões, a Petrobras, hoje presidida por Graça Foster, lidera o ranking BrandZ Top 50 Marcas Mais Valiosas da América Latina, realizado pela primeira vez pela Millward Brown. Há sete anos, a empresa de pesquisas do grupo WPP já divulga a lista das marcas mais valiosas do mundo, encabeçada atualmente pela americana Apple, que vale US$ 183 bilhões.

No relatório latino-americano, a segunda colocada vem do México e pertence ao homem mais rico do mundo, o bilionário Carlos Slim. O nome da empresa é Telcel, operadora de telefonia celular que faz parte do grupo América Móvil e que, segundo a pesquisa, vale US$ 8,449 bilhões. As posições seguintes recolocam o Brasil na lista, com dois bancos. No terceiro lugar está o Bradesco, avaliado em US$ 6,690 bilhões, seguido do Itaú, com US$ 6,606 bilhões.

A operadora de telefonia móvel colombiana Comcel aparece em quinto, com valor de US$ 5,513 bilhões, à frente da varejista chilena Falabella (US$ 5,263 bilhões) e da cerveja mexicana Corona (US$ 5,114 bilhões). Outra cerveja, só que brasileira, ocupa o oitavo lugar. É a Skol, com valor de US$ 4,698 bilhões. O Brasil garantiu também a nova colocação, com o banco estatal Banco do Brasil, cujo valor atingiu a cifra de US$ 4,574 bilhões. A décima marca do ranking é outra mexicana, também do grupo de Slim, a operadora de telefonia móvel Claro, que alcançou um valor de US$ 4,336 bilhões.

O Brasil representa 33% do total de US$ 136 bilhões em valor de marca apurados pelo estudo, o equivalente a um montante de US$ 46 bilhões. O México vem na sequência, com 14% do total, gerado especialmente pelos setores de finanças, telecomunicações e varejo, cenário que se repete também globalmente. Além de Petrobras, Bradesco, Itaú, Skol e Banco do Brasil, as marcas Natura, Brahma, Vale, Sadia e Antarctica complementam a lista das dez principais participantes nacionais, de um total de 14 representantes brasileiras.

Confira, a seguir, o ranking das 50 marcas mais valiosas da América Latina:

1. Petrobras / Brasil
2. Telcel / México
3. Bradesco / Brasil
4. Itaú / Brasil
5. Comcel / Colômbia
6. Falabella / Chile
7. Corona / México
8. Skol / Brasil
9. Banco do Brasil
10. Claro / México
11. Ecopetrol / Colômbia
12. Lan / Chile
13. Bancolombia / Colômbia
14. Sodimac / Chile
15. Natura / Brasil
16. Banco de Chile
17. Repsol / Argentina
18. Banco de Bogotá / Colômbia
19. Copec / Chile
20. Telmex / México
21. Televisa / México
22. Bodega Aurrera / México
23. Banco Popular / Colômbia
24. Brahma / Brasil
25. Bimbo / México
26. Lider / Chile
27. Sanborns / México
28. Vale / Brasil
29. Paris / Chile
30. Sadia / Brasil
31. Cemex / México
32. Elektra / México
33. Jumbo / Chile
34. Inbursa / México
35. Davivienda / Colômbia
36. Modelo / México
37. Éxito / Colômbia
38. Liverpool / México
39. Banco do Occidente / Colômbia
40. Mall Plaza / Chile
41. Ripley / Chile
42. Santa Isabel / Chile
43. Antarctica / Brasil
44. Vivo / Brasil
45. Perdigão / Brasil
46. Lojas Americanas / Brasil
47. Bohemia / Brasil
48. Arauco / Chile
49. Personal Telecom / Argentina
50. TV Azteca / México

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria

  • Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras