Franquias nacionais crescem no exterior

Buscar

Franquias nacionais crescem no exterior

Buscar
Publicidade

Marketing

Franquias nacionais crescem no exterior

Portugal, Estados Unidos, Paraguai e Angola estão entre os países que abrigam a maior parte das 110 franquias nacionais que operam fora do País


18 de dezembro de 2012 - 9h10

O Brasil possui atualmente 110 marcas franqueadas em operação fora do País, ante as 65 bandeiras comercializadas em 2010. Publicada na edição desta terça-feira 18 pelo jornal Folha de S. Paulo, a informação foi extraída de um estudo da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Segundo o levantamento, Portugal concentra o maior volume de produtos nacionais, seguido pelos Estados Unidos.

Alimentação, moda, cosméticos e educação estão entre os setores mais atrativos também para o Paraguai e Angola. A ABF ressalta a parceria feita em 2004 com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex) para estimular a estreia ou expandir a presença de negócios brasileiros em outros países. Um exemplo é o modelo inovador de operação das padarias brasileiras, formato prestes a chegar à China e ao México. Vale lembrar ainda o sucesso das Havaianas, da Alpargatas, já consagrado entre os brasileiros e rumo à consolidação também internacional.

Outra marca que está de olho em mercados estrangeiros é a Chilli Beans. Já presente em Angola, Oriente Médio, Portugal e Colômbia, a grife de óculos escuros criada em 1998 por Caito Maia busca agora ampliar a sua operação no mercado americano, com a chegada às cidades de Las Vegas, São Francisco e Nova York.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também