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Empresas são mais confiáveis que governos

14ª edição do estudo Trust Barometer, da Edelman Significa, apontou que as ONGs são as entidades que inspiram maior confiança do público


26 de fevereiro de 2014 - 11h10

As pessoas confiam mais nos propósitos das empresas do que nos dos governos. Na análise global das entidades mais confiáveis, em primeiro lugar ficaram as ONGs, escolhidas por 64% das 33 mil pessoas entrevistadas para o estudo Trust Barometer, apresentado na semana passada pela Edelman Significa.

A pesquisa, que chega à 14ª edição, mostrou que as companhias ficaram em segundo, com 58%. Em seguida, veio a mídia (52%), que sofreu uma queda de cinco pontos percentuais em relação a 2013. Os governos ficaram com 44%, redução de quatro pontos sobre o estudo anterior. São 14 pontos de diferença na comparação entre a confiança em empresas sobre as administrações públicas. É a maior distância entre esses grupos desde que o trabalho começou a ser feito.

No Brasil, as posições mudam de figura e o descrédito em relação aos governos é ainda maior. O grupo que mais inspira confiança aos brasileiros é o das companhias, cujo índice atinge 70%. São seis pontos percentuais a mais em comparação ao estudo de 2013. Depois, estão a mídia (63%) e ONGs (62%). Os governos ficaram com 34%, distantes 36 pontos das empresas. Apenas na África do Sul e no México as diferenças são maiores, em relação a todos os 27 países que fizeram parte da pesquisa.

Na estratificação por setores, um dado importante: entre 12 indústrias listadas (como tecnologia, entretenimento, bebidas e bancos), apenas mídia teve redução na confiança: um ponto percentual. Outra parte do estudo abordou a construção de confiança pelas marcas. Para 84% dos entrevistados, as empresas devem gerar ações que possam melhorar seus negócios, mas que também contribuam para um mundo mais justo, assumindo papéis que os governos não conseguem cumprir plenamente. Ter atitudes que beneficiem as comunidades estão entre as atitudes que tornam uma companhia mais confiável (veja abaixo os 16 atributos detectados pelo estudo que aumentam essa percepção entre os consumidores).

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