IVC apresenta projeto para pequenos editores

Buscar

IVC apresenta projeto para pequenos editores

Buscar
Publicidade

Mídia

IVC apresenta projeto para pequenos editores

Instituto mostrou aos representantes dos mercados regionais as tabelas de valores seus serviços


20 de abril de 2012 - 11h39

(*) De Campo Grande, Mato Grosso do Sul

O presidente do Instituto Verificador de Circulação (IVC), Pedro Silva, apresentou nesta sexta-feira 19, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, as mudanças que a entidade está promovendo para democratizar suas atividades e se tornar mais acessível aos pequenos editores do mercado regional.

O programa IVC MPE – Micro e Pequenos Editores – é um deles. Por um valor anual de R$ 1600, os veículos que possuem circulação de até 5 mil exemplares e faturamento de até R$ 2,4 milhões ao ano, podem ser auditados pelo Instituto. Até o ano passado, esse investimento chegava a R$ 8 mil reais por ano para as empresas. " Estamos democratizando a atuação. Os MPEs representam mais de mil jornais diário no Brasil”, avalia Silva.

Desde que o serviço foi lançado, no início deste ano, mais de 62 jornais já procuraram o órgão – metade deles, no entanto, eram veículos gratuitos, categoria que, segundo Silva, ainda não está oficialmente sendo auditada pelo IVC. Por enquanto  apenas os jornais Metro e Destak, de Sâo Paulo, estão sendo medidos em caráter de teste. A partir de maio, as agências de publicidade já terão acesso aos números desses dois títulos gratuitos.

O IVC também ampliou sua escala ao criar uma categoria para jornais médios – com circulação de 5 à 15 mil exemplares. Antes, a categoria seguinte a do MPEs classificava apenas jornais com circulação de 5 mil à 25 mil. O valor para a auditoria dos jornais desse segmento chega ao montante de R$ 7500 por ano.

Internet e mobile

Durante a apresentação de Pedro Silva no VII Encontro Nacional de Liderança Regionais, os profissionais do mercado tiveram a oportunidade de conhecer as métricas do IVC para auditoria de websites. O radar da entidade alcança mais de 5 mil cidades brasileiras, podendo auditar os portais e sites de cada um desses municípios. O investimento dos veículos para esse tipo de auditoria fica em torno de R$ 274 mensais.

Silva destacou que o IVC está desenvolvendo métricas para auditar veículos que estão on demand, como é o caso da TV Lance, na internet e veículos de broadcast, como a Rádio Globo na web. Além disso, os portais mobiles já representam grande crescimento. Até fevereiro o acesso aos portais móveis correspondiam a 2,4% de share. Em março, esse número subiu para 3,6%. Em relação aos sites móveis acessados de fora do Brasil, o share subiu de 4% para 8% .

Atualmente o IVC audita 80 dos cerca de 160 jornais cadastrados pela Associação Nacional dos Jornais (ANJ).

* A repórter viajou a convite da Fenapro
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital