SP: candidatos rejeitam volta de outdoor

Buscar

SP: candidatos rejeitam volta de outdoor

Buscar
Publicidade

Mídia

SP: candidatos rejeitam volta de outdoor

Candidatos à prefeitura da capital paulista aprovam fim de outdoors na cidade, mas ressaltam importância de recuperação de mobiliário urbano


2 de outubro de 2012 - 3h39

Por Marta Bernardo Cesar
 
Os candidatos mais bem colocados na disputa à prefeitura paulistana entendem de maneira positiva a regulamentação da exploração de publicidade em pontos de ônibus e relógios a partir de 2013, quando, enfim, deve ser concluído e anunciado o resultado oficial da licitação que permitirá a renovação do mobiliário urbano na capital paulista, mas rechaçam a possibilidade de flexibilizar ou permitir o retorno de mídia exterior na capital paulista, proibida desde 2007, quando entrou em vigor a Lei Cidade Limpa, sancionada pelo prefeito Gilberto Kassab.

Em entrevista ao Meio & Mensagem, os aspirantes a prefeito Celso Russomano (PRB), Fernando Haddad (PT), José Serra (PSDB), Soninha Francine (PPS) e Gabriel Chalita (PMDB) afirmam que a recuperação dos pontos de ônibus e a exploração publicitária do mobiliário urbano podem conferir um novo ar à cidade. Participam da licitação dois consórcios: o PRA SP (formado pela Odebrecht Transport Participações, APMR – Investimentos e Participações Ltda., Rádio e Televisão Bandeirantes de Minas Gerais e Kalitera Engenharia Ltda.) e Os Abrigos de São Paulo (formado por JCDecaux do Brasil S.A e JCDecaux Ameriques Holding). A atual administração municipal estima que a empresa escolhida comece a atuar a partir de janeiro do próximo ano.

Exploração positiva

De acordo com o candidato Celso Russomano, a licitação é importante por contemplar várias empresas, já que o setor é muito pulverizado. “As novas regras vão beneficiar a cidade, assim como aconteceu no caso de Campos do Jordão, que além da implementação, exigiu contrapartidas à cidade”, lembrou o postulante do PRB, ao citar o exemplo do município localizado na Serra da Mantiqueira, no interior do Estado, que regulamentou a exploração de mobiliário urbano no início de 2011.

Soninha Francine diz ser contra a volta de outdoors, mas enfatiza as possiblidades que a mídia exterior pode trazer para melhorar a vida dos usuários de ônibus em São Paulo. “Talvez em pontos que estão sucateados, usando a publicidade como uma maneira de ajudar a vida dos usuários desses pontos, melhorando aspectos como beleza e limpeza”, avalia. Ainda, segundo ela, a cidade também pode ser beneficiada se resgatar os anúncios em backlights e frontlights.

“Ao contrário de outdoor, mobiliário urbano é uma necessidade, é algo que a cidade precisa”, afirma Fernando Had­dad, candidato petista à prefeitura. Para ­Haddad, a população precisa e merece ter pontos de ônibus mais limpos e bem iluminados, que poderão ser mais bem fiscalizados com a regulamentação da publicidade. “É preciso disciplinar os espaços para publicidade com critérios bem definidos, e essa regulamentação pode vir a beneficiar as pequenas e médias empresas que precisam ter acesso a meios de publicidade mais acessíveis, porque não têm condições de anunciar em redes de TV e rádios, por exemplo”, enfatiza.

Gabriel Chalita, do PMDB, comenta achar suspeita a licitação proposta pela prefeitura às vésperas da eleição. “O prefeito está terminando o mandato dele agora, portanto, é um risco comprometer por anos a cidade a partir de uma licitação que poderia ter sido feita há quatro, cinco anos, e não agora no final do mandato”, critica. Contudo, Chalita ressalta ser a favor da permissão da exploração de espaços publicitários em pontos de ônibus e relógios, mas, com ressalvas.

José Serra diz que a regulamentação é benéfica para a cidade. “Sem dúvida, a medida é positiva para a cidade, principalmente para os usuários do transporte público, que ganharão novos pontos de ônibus, inclusive com painéis que informarão o tempo de espera. Creio que esse modelo pode agregar valor à paisagem urbana. É preciso ressaltar que a Lei Cidade Limpa representou um enorme ganho para a cidade e seus princípios precisam ser preservados”, defende.

Com a regulamentação do mobiliário urbano, São Paulo deve ganhar, de acordo com o edital, mil novos relógios, que deverão ser distribuídos entre as regiões norte, sul, Leste, oeste e centro, onde haverá, no mínimo, 150 novos aparelhos por região. Já nos abrigos de ônibus, o número atual de 7,5 mil deve saltar para 14,7 mil pontos de ônibus.

Rio de Janeiro

Uma iniciativa para regulamentar a mídia exterior no Rio de Janeiro foi tomada pelo prefeito Eduardo Paes, candidato à reeleição, no primeiro semestre deste ano. Inicialmente, o projeto que recebeu o nome de Rio Limpo englobou os bairros da zona sul e centro para depois incluir a região da Grande Tijuca. Mas, após um mandado impetrado pelo SepexRJ (Sindicato de Empresas de Mídia Exterior do Rio de Janeiro), a Justiça carioca suspendeu temporariamente o decreto. Segundo a assessoria de imprensa do prefeito carioca, a ideia é recorrer desta decisão.

Eduardo Paes tem larga vantagem nas pesquisas eleitorais que apontam que, se houver segundo turno, ele deverá enfrentar Marcelo Freixo, do PSOL. Questionado sobre o projeto Rio Limpo e um plano para a área de mídia exterior na cidade, Freixo criticou a forma como o atual prefeito alterou a regulamentação que rege o setor. “O grande problema do decreto é que foi mais uma demonstração de autoritarismo da atual gestão. Sem qualquer diálogo com o setor, foi baixada uma norma que só atende aos ditames dos seus parceiros internacionais para os grandes eventos. Essa medida foi mais um legado negativo para a cidade, pois o setor movimenta milhões de reais, gera muitos empregos e paga impostos”, informa. Freixo acrescenta que, se eleito, pretende rever essa regulamentação. “Vamos abrir imediatamente o diálogo com o setor (fornecedores e clientes) para identificar a melhor forma de organizar o mercado sem gerar maiores ônus e riscos para a cidade”, conclui.

Colaborou Teresa Levin

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • The Content Group lança programa de formação de creators

    The Content Group lança programa de formação de creators

    Programa visa formar criadores de conteúdo capazes de buscar insights em dados, criar ideias e executá-las

  • Chevrolet antecipa lançamento de carro aos finalistas do BBB 24

    Chevrolet antecipa lançamento de carro aos finalistas do BBB 24

    Modelo Trailblazer será entregue como prêmio ao vencedor do reality, em final que acontece na noite desta terça-feira, 16