Rádio digital: indefinição continua

Buscar
Publicidade

Mídia

Rádio digital: indefinição continua

Ministério das Comunicações expõe resultados dos testes feitos com os modelos da Europa e EUA, mas não define padrão a ser usado no País


29 de novembro de 2012 - 9h55

Nesta quarta-feira, 28, o Ministério das Comunicações e o Inmetro apresentaram os testes realizados com os modelos digitais norte-americano e europeu, que auxiliarão na definição do padrão a ser adotado pelo País. O conselho consultivo do Rádio Digital detalhou os testes, que foram concluídos em junho deste ano.

O objetivo do encontro era apresentar um panorama geral dos testes realizados e das vantagens e desvantagens obtidas com cada um dos modelos – o HD Radio e DRM. Essa etapa porém, é somente um dos passos técnicos que o Ministério das Comunicações deve seguir até o anúncio oficial do modelo de rádio digital brasileiro. De acordo com Elza Fernandes, consultora de Avaliação de Outorgas, esses testes não são suficientes para assegurar qual modelo será adotado no País, pois ainda é necessário avaliar os serviços de produção tecnológica e os aspectos econômicos.

O próximo encontro do Conselho Consultivo de Rádio (que é formado por representantes do Ministério e do setor de radiodifusão) está marcada para o dia 7 de dezembro. Na ocasião, irão participar representantes dos modelos norte-americano e europeu para destacar os pontos favoráveis e técnicos de cada modelo. O Ministério das Comunicações declarou por diversas vezes que a meta era encerrar o ano de 2012 com a conclusão do modelo digital a ser utilizado pela indústria do rádio nacional. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta deve ultrapassar TV em receita publicitária em 2025

    Meta deve ultrapassar TV em receita publicitária em 2025

    Levantamento Global Advertising Trends foi realizado pela Warc e projetou o desempenho das redes sociais nos próximos anos

  • Globo será parceira de mídia no Festival Olímpico Parque Time Brasil

    Globo será parceira de mídia no Festival Olímpico Parque Time Brasil

    Globo e SporTV terão um hub de mídia diretamente do parque para amplificar a cobertura dos jogos