Copa não será exclusiva da TV paga na Europa

Buscar

Copa não será exclusiva da TV paga na Europa

Buscar
Publicidade

Mídia

Copa não será exclusiva da TV paga na Europa

Reino Unido e Bélgica ganharam recurso que permite transmitir todos os jogos da fase final do Mundial e da Champions League em TV aberta


19 de julho de 2013 - 12h45

O Tribunal de Justiça da União Europeia confirmou, nessa quinta-feira, 18, o direito conferido à Bélgica e ao Reino Unido de proibirem eventuais exclusividades da TV paga na transmissão de jogos de futebol considerados de “grande importância”. Segundo o Wall Street Journal, a decisão terá peso em competições como Copa do Mundo e Champions League.

A Comissão Europeia já havia tomado decisão parecida, que foi contestada por entidades organizadoras como a Fifa e Uefa. A decisão do tribunal rejeito os recursos “em sua totalidade”, segundo o jornal.

As entidades alegaram que a decisão será prejudicial para suas receitas de transmissão. A Uefa chegou a alegar que “reduz a possibilidade de geração de uma renda que pode ser distribuída para o esporte amador via pagamentos de solidariedade". A Fifa calcula investimentos de US$ 2,7 bilhões entre 2011 e 2014 para organização de campeonatos, financiar cursos e outras atividades. Segundo o jornal, a Fifa deve arrecadar US$ 3,8 bilhões na véspera da Copa do Mundo de 2014 no Brasil e 60% desse valor têm origem na venda de direitos de transmissão.

A Comissão Europeia relata que Alemanha, França e Itália, entre outros países, já haviam solicitado revisão de regulamentos de transmissão de eventos esportivos, o que deve ser influenciado agora pela decisão sobre o futebol na Bélgica e no Reino Unido. O processo em questão se arrastava desde a Copa de 2010, quando foi acatado pela Comissão e levado, em segunda instância, a um tribunal de instância inferior, que já havia rejeitado a matéria. Esses países poderão transmitir todos os jogos de última fase em TV aberta. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta deve ultrapassar TV em receita publicitária em 2025

    Meta deve ultrapassar TV em receita publicitária em 2025

    Levantamento Global Advertising Trends foi realizado pela Warc e projetou o desempenho das redes sociais nos próximos anos

  • Globo será parceira de mídia no Festival Olímpico Parque Time Brasil

    Globo será parceira de mídia no Festival Olímpico Parque Time Brasil

    Globo e SporTV terão um hub de mídia diretamente do parque para amplificar a cobertura dos jogos