À frente de rivais, IPG fecha 2018 com alta de 5,5%
Apesar de resultados além do esperado, holding se prepara para os efeitos da saída de contas grandes, como a mídia de Fiat Chrysler
À frente de rivais, IPG fecha 2018 com alta de 5,5%
BuscarÀ frente de rivais, IPG fecha 2018 com alta de 5,5%
BuscarApesar de resultados além do esperado, holding se prepara para os efeitos da saída de contas grandes, como a mídia de Fiat Chrysler
13 de fevereiro de 2019 - 17h33
Omnicom registra 2,6% de crescimento em 2018
A escalada, no entanto, não inclui o desempenho da Acxiom, negócio de soluções de marketing adquirido pela companhia em outubro do ano passado.
No último trimestre do ano, o IPG teve crescimento orgânico de 7,1% com US$ 2,41 bilhões. No ano retrasado, o mesmo período rendeu US$ 2,13 bilhões. A receita líquida de todo o ano de 2018 foi de US$ 8,03 bilhões – em 2017, o montante era de US$ 7,47 bilhões.
“Está claro que apesar de um ambiente desafiador para os negócios, atingimos crescimento além da média da indústria”, disse Michael Roth, CEO e chairman do IPG.
Os próximos trimestres, porém, devem refletir a perda de contas grandes no final de 2018: a McCann perdeu a conta do Exército dos EUA, que foi para a DDB, do Omnicom, e a UM perdeu a mídia de Fiat Chrysler, que migrou para a Starcom, do grupo Publicis. De acordo com Roth, a saída das verbas devem impactar os resultados financeiros da holding no primeiro trimestre de 2019 em até US$ 40 milhões.
Durante a apresentação do balanço, um analista questionou o executivo sobre a precificação agressiva dos concorrentes e se isso seria um entrave para novos negócios. Roth respondeu que, embora companhias “com problemas” possam perseguir novos negócios para sinalizar força, agências têm de ser atraentes o bastante somente para chegar ao estágio da precificação.
“Não esqueçamos que não se chega aos termos de preços a menos que se tenha a capacidade para chegar lá. Quando esse é o assunto, há circunstâncias onde, por razões estratégicas, alguns de nossos competidores podem ver como oportunidade para ganhar market share. E, claro, considerando que a receita de algum de nossos concorrentes tenha sido impactada, como sinalizam seus resultados, é uma forma de abordar isso”.Para o executivo, será possível observar, em um futuro próximo, quais negócios estão crescendo e como suas respectivas margens serão capazes de expandir. “Você pode ganhar um negócio rápido ao compra-lo, mas isso vai se refletir nas margens”.
Na semana passada, o Publicis atribuiu a queda de US$ 170,4 milhões em 2018 à diminuição de investimentos de clientes de bens de consumo nos EUA. Para o IPG o segmento representa 8% dos negócios, o que, segundo Roth, teve peso determinante no crescimento ano pós ano da holding.
Com informações do Ad Age
Compartilhe
Veja também
Idec quer processar Burger King por campanha do Pix
Instituto avalia que a ação da Black Friday, que enviou Pix de R$ 0,01 aos clientes, violou a LGPD e o Código de Defesa do Consumidor
Sadoun, do Publicis Groupe, diz que acordo entre Omnicom e IPG é positivo
Líder da holding francesa, contudo, pontua que as duas companhias terão um longo processo de integração