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Comunicação

APP anuncia calendário de aniversário

Objetivo da entidade é contribuir para a formação dos profissionais e melhorar práticas do mercado


28 de fevereiro de 2012 - 6h09

A Associação de Profissionais de Propaganda anunciou nesta terça-feira o calendário de atividades para comemorar seu 75º ano de existência – o aniversário será em 29 de setembro. A tônica da programação é o aperfeiçoamento profissional de seus associados. Com pouca força política, a entidade tem voltado seus esforços para oferecer melhor formação e estimular práticas mais saudáveis no mercado. “Defendemos o crachá, o profissional. Não a pessoa jurídica”, disse Ênio Vergeiro, presidente da APP.

Os destaques do calendário são os três fóruns de debate que acontecerão ao longo do ano. O primeiro, previsto para 24 de abril, será uma mesa redonda para debater o impacto das novas tecnologias no trabalho de agências, anunciantes e veículos, com um representante de cada setor. Outra novidade anunciada é o workshop “Banho de Gestão”, voltado ao aperfeiçoamento da administração de agências. A primeira edição acontecerá nos dias 12 e 13 de março.

Força digital
O meio digital ganha destaque na programação dos 75 anos da entidade. O já conhecido Prêmio Contribuição Profissional, cujos vencedores levam o troféu Garra de Ouro, ganhará este ano uma nova categoria para premiar boas iniciativas no meio digital. Com outras nove categorias, a premiação acontecerá por volta de 18 de outubro, dia do profissional de publicidade. Ao longo do ano, a APP promoverá uma série de palestras com os vencedores do prêmio em 2012.

Ainda na seara digital, a entidade promoverá os Eletronic Lounges, três encontros informais para discutir mudanças trazidas pelo ambiente digital. Outras novidades anunciadas foram: Encontro RH/Agência (sobre práticas de recursos humanos); Jogos Publicitários (competições em futebol, kart e boliche); Fest’Up (evento de conteúdo para universitários); Festival Universitário de Propaganda (que premia trabalhos de conclusão de curso).

Câmara de arbitragem
Se por um lado investe na formação de seus 1,6 mil associados, a APP consolida, aos 75 anos, uma iniciativa de 2008, a Câmara Nacional de Arbitragem na Comunicação (CNAC). Criada em parceria com entidades como ABA, Apap, Apro, Aprosom, Abrafoto, além de sindicatos de agências, artistas e veículos, a CNAC tem servido como instância para solucionar litígios entre empresas de comunicação. Um sinal da consolidação da Câmara  é a orientação da Apro (Associação Brasileira de Produção de Obras Audiovisuais) para que todos os seus associados estabeleçam a CNAC como órgão para resolver quaisquer litígios surgidos em seus contratos.

Ações como a CNAC e a programação de aperfeiçoamento têm se mostrado a saída para a APP se manter ativa. A elas, se soma a forte atuação regional da entidade. Com 75 anos de história, a APP serviu de berço para o nascimento de entidades como o Grupo de Mídia, o Grupo de Planejamento (que usa a sede da APP até hoje), Cenp (Conselho Executivo de Normas-Padrão) e o Grupo de Atendimento. Hoje, a APP atua alinhada a todas elas, com menos tônus político. “Mas temos vinte capítulos (subsedes) regionais. Nesses locais, somos o guarda-chuva de todas as entidades”, diz Vergeiro, resumindo a vocação da entidade que comanda.

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