Assinar

As 5 campanhas mais premiadas no CCSP

Buscar
Publicidade
Comunicação

As 5 campanhas mais premiadas no CCSP

'#coisadaboa', da F/Nazca S&S para Nike, faturou 3 Ouros, 4 Pratas e 4 Bronzes


6 de setembro de 2012 - 1h34

O 37º Anuário do Clube de Criação de São Paulo premiou peças criadas por 17 agências durante o novo festival da entidade, realizado entre 1º e 3 de setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Das 97 Estrelas distribuídas, 57 ficaram com F/Nazca S&S e AlmapBBDO – o que revela um domínio de quase 60% dos prêmios.

A F/Nazca S&S é a primeira do ranking com 39 Estrelas (8 Ouros, 12 Pratas, 18 Bronzes e a Estrela Verde, concedida a melhor campanha beneficente e entregue para “Vá de Galinha”, ação desenvolvida para a Fundação SOS Mata Atlântica).

Das 39 Estrelas da agência, 19 foram ganhas com peças criadas para a Nike, cliente que acaba de trocar a agência pela Wieden + Kennedy São Paulo. A campanha mais premiada neste 37º Anuário foi “#coisadaboa”, da F/Nazca S&S para Nike, que faturou 3 Ouros, 4 Pratas e 4 Bronzes (veja as cinco mais premiadas mais abaixo)

O top 3 do ranking de agências se completa com AlmapBBDO (2 Ouros, 7 Pratas e 9 Bronzes) e Ogilvy (1 Ouro, 3 Pratas, 3 Bronzes e a Estrela Preta, categoria estreante que tem por objetivo premiar campanhas que levam o mercado um passo além do que se cria atualmente e ajuda a indicar o futuro da indústria da comunicação, e cujo case vencedor foi “Cartas esquecidas do Papai Noel”, desenvolvido para a Coca-Cola).

Na sequência aparecem Lew’Lara\TBWA (4 Ouros, 1 Prata e 2 Bronzes), Loducca (2 Pratas e 2 Bronzes); JWT (1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze); DM9DDB (1 Ouro e 2 Bronzes); Leo Burnett Tailor Made (2 Pratas e 1 Bronze); Y&R (1 Ouro e 1 Bronze); Giovanni+DraftFCB (1 Prata e 1 Bronze); 9ine (1 Ouro); a mineira Filadelfia (1 Prata); Publicis (1 Prata); a gaúcha Bonaparte (1 Prata); Santa Clara (2 Bronzes); Age Isobar (1 Bronze); e a paranaense CCZ (1 Bronze).

O com desempenho do case “Pôneis Malditos”, criado pela Lew’Lara\TBWA para a Nissan, levou a diretoria do CCSP a eleger a montadora como Anunciante do Ano. Neste ano, o profissional homenageado com inclusão no Hall da Fama do CCSP foi Roberto Cipolla, diretor de criação e head of arte da agência Tudo.

Confira, a seguir, as cinco campanhas mais premiadas no 37º Anuário do Clube de Criação de São Paulo:

“#coisadaboa”, da F/Nazca S&S para Nike
3 Ouros, 4 Pratas e 4 Bronzes
A campanha tinha por objetivo atrair o público jovem para a corrida. A peça mais premiada foi o filme “Vicio”, um manifesto que compara o vício em drogas ao vício em corrida. Um tom soturno e a descrição de sintomas de abstinência e dependência marcam a narrativa. No CCSP foram 2 Ouros, 2 Pratas e 1 Bronze em categorias técnicas (Ouros em direção e montagem; Pratas em fotografia e trilha original; e Bronze em direção de arte). “Vicio” também conquistou Prata na categoria TV/Cinema. Um dos Ouros foi conquistado pela identidade visual da campanha #coisadaboa levou, na categoria Design/Branding. E houve ainda dois Bronzes em Mídia Exterior/Ambiente (para a pela “Tape Grafite” e para dois cartazes em estilo “lambe-lambe”: “Baladas” e “Clínica”) e dois troféus em áreas técnicas de Imprensa: Prata para fotografia e Bronze para direção de arte da série de anúncios “Perdi a TV/Uma Caminhadinha/Sou Dependente/Um Amigo”.

wraps

“Curiosismo”, da F/Nazca S&S para Pinacoteca do Estado de São Paulo
2 Ouros, 3 Pratas e 5 Bronzes
Para comunicar o bloqueio temporário de um andar inteiro da Pinacoteca, a agência criou um movimento o “Curiosismo”, que estimulava o público a descobrir as mudanças no museu e comparava humanos ao gato, símbolo da curiosidade. Na Pinacoteca, obras estimulavam a descoberta da área em reforma. Um gato-robô circulava por ali e permitia que internautas acompanhassem as mudanças pelo Facebook. Até um livro e um documentário foram editados sobre o movimento, que ajudou o museu a triplicar o movimento no final de semana de abertura da nova área. O filme “Le Curiosism” conquistou Bronze em TV/Cinema e vários prêmios técnicos: Ouro pela direção de arte, Prata pela direção e Bronzes pela fotografia e pela trilha original. A campanha também conquistou Ouro na categoria Integrada; Prata para identidade visual em Design/Branding; e Bronze em Material Promocional. E o Gato-Robô, criado para a campanha, faturou Prata em Digital/Ferramenta Interativa e Bronze em Material Promocional.

“Pôneis Malditos”, da Lew’Lara\TBWA para Nissan
3 Ouros, 1 Prata e 2 Bronzes
A solução encontrada pela agência para compensar o investimento da Nissan em mídia (um quinto em relação à concorrência) foi concentrar todas as inserções num só final de semana, em diferentes mídias. A ferramenta era um viral inserido numa campanha de varejo envolvendo o modelo Frontier. Os cavalos de potência do carro motivaram uma brincadeira com os pôneis, viralizada nas redes sociais. A montadora passou a ter 4% de share de mercado (ante 0,54% anterior à campanha), e o modelo anunciado teve vendas 120% maiores ao longo do mês seguinte à estreia da campanha. No CCSP o resultado foi: Ouros em TV/Cinema, Filmes para Outras Telas e na área técnica de trilha original para TV; Prata em Digital/Publicidade Online; e Bronzes em Integrada e na área de animação em Técnica/TV.

“As cartas esquecidas do Papai Noel”, da Ogilvy para Coca-Cola
1 Estrela Preta, 1 Ouro e 2 Pratas
A ação para da agência brasileira para o mercado norte-americano remete à infância dos consumidores. Ao todo, 75 cartas não respondidas enviadas ao Bom Velhinho foram resgatadas, seus autores encontrados e presenteados. Uma das cartas havia sido enviada quarenta anos antes. Ao levar esperança às pessoas num período de confraternização como o Natal, a marca reforçou o posicionamento “Open Hapiness”. O case ficou com a primeira Estrela Preta concedida pelo CCSP. A nova categoria tem por objetivo premiar campanhas que levam o mercado um passo além do que se cria atualmente e ajuda a indicar o futuro da indústria da comunicação. Além disso, conquistou Ouro em Material Promocional e Pratas em Filmes para Outras Telas e Marketing Direto/Peça Isolada.

“Tipologia”, da AlmapBBDO para Billboard
2 Ouros e 1 Prata
A agência encontrou uma solução gráfica para contar a história de cinco ídolos da música. Cada artista ganhou letras em seu alfabeto próprio que fazem referência à sua história, das influências às biografias, passando por discos e videoclipes. Foram retratados Lady Gaga, Madonna, Iron Maiden, Michael Jackson e 50 Cent. A série de anúncios ganhou dois Ouros nas áreas técnicas de Imprensa pela direção de arte e pelas ilustrações. O case foi premiado ainda com Prata em Design Gráfico, pelo desdobramento “Letraset”, que oferecia a chance do leitor destacar ícones que representavam seus artistas e colá-los onde quisessem.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Campanhas da Semana: craques em cena

    Campanhas da Semana: craques em cena

    Com as finais da NBA e de Roland-Garros se aproximando, Sadia convida o jogador Gui Santos para estrelar sua campanha, enquanto o Itaú aposta no tenista Carlos Alcaraz

  • Budweiser dará contêiner de cerveja ao vencedor da Copa do Mundo de Clubes

    Budweiser dará contêiner de cerveja ao vencedor da Copa do Mundo de Clubes

    Marca da Ambev repete ação realizada na Copa do Mundo de 2022 e enviará contêiner para a torcida do clube campeão