Assinar

Bem-vindos ao SxSw 2013

Buscar
Publicidade
Comunicação

Bem-vindos ao SxSw 2013

A pequena Austin, no Texas, é um oasis de cultura independente, produção artística e tecnológica. Nela acontece todos os anos o South by Southwest (SxSw), que começou como festival de música e hoje abriga cinema e interatividade


8 de abril de 2013 - 8h00

wraps
Por Lucas Mello (*)

"Everything is bigger and better in Texas" (tudo é maior e melhor no Texas). É assim que, carinhosamente, os texanos se referem ao seu estado em um ditado popular conhecido nos quatro cantos dos Estados Unidos. Mas, além dos famosos ranchos, dos xerifes que vemos em filmes e do excelente churrasco que simbolizam esse famoso estado americano, é no Texas, em uma pequena cidade chamada Austin, que acontece um dos maiores eventos de interatividade, cinema e música do mundo: o South by Southwest, ou SxSw, como é mais popularmente conhecido.

Mas, para os americanos, Austin não é um exemplo de cidade texana. Com uma atmosfera jovem, forte cultura hipster e extremamente vibrante, essa pequena cidade se tornou referência em tecnologia há 29 anos, quando a Dell lá foi criada. Em paralelo, por conta das universidades locais, Austin já reunia milhares de jovens ávidos por se expressarem por meio da música e do cinema em produções independentes que, aos poucos, foram ganhando fama e espaço no território americano. Ao contrário da aura conservadora do Texas, formou-se um oásis de cultura independente, produção artística e tecnológica num dos mais improváveis espaços dos Estados Unidos.

Mas foi em 1987 que uma pessoa chamada Roland Swenson decidiu organizar um festival de música para reunir todas as bandas locais. Acontecia, então, a primeira edição do SxSw, que aos poucos foi incorporando cinema e interatividade como novos temas, formando um evento de características únicas por reunir indústrias tão separadas, mas que cada vez mais se integram por conta dos avanços da era digital.

Essa combinação de talentos e conhecimentos criou um dos maiores eventos da atualidade, com mais de cinco mil atividades entre shows, palestras, sessões de autógrafo e feiras de música e tecnologia. Tudo isso em um pouco mais de uma semana. Um volume imenso de informação que faz com que as experiências de cada participante do evento sejam completamente diferentes umas das outras.

Diz-se que foi no SxSw que empresas como o Foursquare e o Twitter foram, de fato, apresentadas ao público pela primeira vez. Não há como negar que o encontro de tanta diversidade seja o momento e o local propícios para lançamentos de startups e criação de ideias que, em alguns anos, irão se transformar em empresas ou produtos de sucesso.

wraps
Ao contrário do Cannes Lions, o SxSw não reúne necessariamente grandes nomes da propaganda mundial. Mas reúne pessoas que estão, de alguma forma, moldando o futuro dos negócios através da criação de empresas, ferramentas e pensamentos que transformam radicalmente a nossa forma de ver o mundo e as vidas e os hábitos de milhões de pessoas. 

Foi por isso que, em 2011, decidimos colocar o SxSw no calendário oficial de eventos da LiveAD. Ainda naquele ano inscrevemos um projeto da agência chamado “Bovap” (a Bolsa de Valores Políticos criada para a corretora Souza Barros, que no mesmo ano ganhou um Leão de Prata em Cannes) no Interactive Award, um festival que premia as melhores iniciativas interativas do mundo. O trabalho foi o único projeto brasileiro da história a ser colocado entre os finalistas na categoria “Ativismo”. A partir daí, voltamos todos os anos para Austin, levando sempre o maior número possível de profissionais para que consigamos absorver o máximo desse conhecimento e depois compartilhar isso com os times da agência e aplicar novas visões nos projetos de nossos clientes.

Esse ano vamos marcar presença com sete pessoas da LiveAD e faremos uma cobertura exclusiva para o Meio & Mensagem. Compartilharemos com vocês os melhores momentos do dia que conseguirmos captar, dentre as centenas de palestras e debates. O evento começa nesta sexta-feira, 8, e grandes palestrantes como Scott Belsky (CEO da Behance), Sean Parker (fundador do Napster, Causes e Airtime) e Brian Chesky (fundador e CEO do Airbnb) já estão confirmados. Esperamos conseguir transmitir a todos pelo menos um pouco da inspiração e conhecimento que o festival nos gera todos os anos. Sejam todos bem-vindos ao SxSw 2013.

 

(*) Lucas Mello é CEO da LiveAD. Ele está em Austin, junto com a equipe da agência, e escreve como colaboração para Meio & Mensagem.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • WPP fortalece parceria com a Universal Music Group

    WPP fortalece parceria com a Universal Music Group

    Por meio da união, clientes globais da holding terão acesso a soluções de música e entretenimento, desenvolvidas com base em dados

  • Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance

    Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance

    Estudo realizado pela Suno United Creators a pedido do SoftBank aponta que campanhas de performance têm potencial para construir marca