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Brasil exporta 42 produções em 2011

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Comunicação

Brasil exporta 42 produções em 2011

Rio de Janeiro é a locação preferida para filmes internacionais; 40% dos trabalhos foram para os Estados Unidos


27 de abril de 2012 - 2h55

Por Robert Galbraith (*)

Os altos custos de produção, agravados pela valorização do real, ainda estão longe de tirar a carta “Brasil” do baralho das produções internacionais. Um levantamento da Film Brazil mostra que, em 2011, foram exportadas 42 produções publicitárias, um volume de negócios estimado em US$ 11,5 milhões. As cifras representam um crescimento de 41% em relação a 2010. Dessas produções, 23 foram realizadas por produtoras brasileiras associadas à Film Brazil.

Os números apontam que 40% dessa demanda vieram dos Estados Unidos, seguido pelo Reino Unido (28%) e, em parcelas menores, Japão, França e Alemanha. O Rio de Janeiro, com 60% das locações, foi o destino preferido, seguido de São Paulo, com 38%. O estudo indica ainda que o período que concentra o maior volume de produções é entre os meses de outubro e março, durante o outono e o inverno da Europa e América do Norte.

Criado em 2003, época em que o câmbio era favorável à exportação, o projeto Film Brazil, uma parceria entre Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), surgiu com a proposta de incrementar os negócios das produtoras no mercado externo oferecendo os diferenciais competitivos do País. “Para apresentar nosso setor de maneira organizada, juntamos um grupo de empresas com foco no mercado internacional para contemplar o núcleo internacional da associação. Realizamos todo ano uma série de ações internacionais desde participação em feiras, rodadas de negócio até seminários internacionais de capacitação”, conta Leyla Fernandes, presidente da Apro.

A primeira etapa do projeto, implantada entre 2003 e 2006, concentrou esforços na promoção das locações e, principalmente, nos custos – até então vantajosos. O passo seguinte, entre 2007 e 2010, marcou o posicionamento com foco em qualidade técnica, profissionalismo, inovação e criatividade. “A partir do final de 2010, passamos por um momento de profunda reflexão e reavaliação. Por influência da Apex, foi realizado o exercício de planejamento estratégico do setor, envolvendo mais de 30 empresas participantes do projeto”, conta Leyla.

Na pauta também está a exploração das grandes oportunidades que serão geradas para o setor com a proximidade da Copa do Mundo e da Olimpíada. Uma das ações de maior visibilidade da Film Brazil tem sido o Festival de Cannes, no qual seus representantes são presença garantida desde 2003. Em 2012, o projeto patrocina pela segunda vez a categoria Film Craft Lions, criada em 2010.

Confira como foi a produção brasileira nas telinhas lá fora:

– Conspiração Filmes: Cerca de 15% da produção envolve projetos exportados para países da América Latina e África do Sul;
– Delicatessen: Em 2011 exportou filmes para Del Valle, Nike e Campari, mas mercado externo representa menos de 5% dos negócios;
– Fulano: filme de Chiclets da WMcCann foi exportado no ano passado para Colômbia, Peru, Venezuela e Equador;
– Hungry Man: filmes para Nike Argentina, Fruttare Hotel, Mitsubishi e Samsung;
– Margarida: produções mais recentes para Chevrolet, na Argentina, e Unilever, no Uruguai;
– Mixer: Filmes para Knorr pedidos pela Lowe Londres foram exibidos em 11 países europeus. Produções para Listerine, Coca-Cola e Avon para veiculação na América Latina;
– Tycoon: produção de mais de 100 peças publicitárias para Portugal e Espanha, com destaque para filme produzido na Islândia para o Rock in Rio Madrid;
– Vetor Zero/Lobo: mais de 70 produções para a varejista Bodega Aurrera (do grupo Walmart no México) e campanhas de Natal do magazine Liverpool, além de três filmes para a companhia aérea Porter (Canadá).

Fonte – Produtoras 

(*) Este conteúdo faz parte da reportagem especial Produção Publicitária, publicada na edição 1502 de Meio & Mensagem, com data de 26 de março.

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