Campeã da Copa: como as marcas torceram pela Argentina e por Messi
Quilmes, Conmebol, Adidas e outras marcas ajudaram a engajar a torcida do país pelo tricampeonato, conquistado no Catar nesse domingo, 18
Campeã da Copa: como as marcas torceram pela Argentina e por Messi
BuscarCampeã da Copa: como as marcas torceram pela Argentina e por Messi
BuscarQuilmes, Conmebol, Adidas e outras marcas ajudaram a engajar a torcida do país pelo tricampeonato, conquistado no Catar nesse domingo, 18
Meio & Mensagem
19 de dezembro de 2022 - 14h17
A Argentina sagrou-se campeã da Copa do Mundo do Catar nesse domingo, 18, em uma final que entra para a lista das partidas mais emocionantes da história do futebol. Após um empate de 3X3 com a França – considerando o tempo normal e a prorrogação – a seleção sul-americana quebrou um jejum de 36 anos sem o título Mundial ao vencer a disputa de pênaltis pelo placar de 4X2.
Nação apaixonada pelo futebol, a Argentina ansiava por ver sua seleção levantar a taça há um longo tempo e via, neste Mundial de 2022, a oportunidade de quebrar o longo período de fila e de consagrar o ídolo Lionel Messi, que disputaria sua última Copa do Mundo.
Assim como os milhões de torcedores do país, as marcas também se engajaram em uma corrente positiva para levar a Argentina rumo ao tricampeonato. Desde o início da Copa do Mundo, diversas campanhas publicitárias veiculadas no país animaram a torcida, em um sentimento que foi se intensificando com o avanço da seleção para a final.
A cerveja argentina Quilmes demonstrou toda sua confiança em relação à conquista do título ao fazer uma comparação entre as coincidências entre fatos deste ano com alguns de 1986, na última vez em que a Argentina havia levantado a taça. O fato de as duas finais serem disputadas ao meio-dia e de, nos dois anos, a seleção argentina ter em campo o melhor do mundo (Diego Maradona, em 1986 e Lionel Messi, agora), foram citadas no comercial. A peça publicitária foi criada pela Draftline. Veja:
Apesar de, incontestavelmente, ter sido considerado um dos maiores craques da história do futebol, Lionel Messi muitas vezes foi alvo de críticas por não conseguir levar à seleção argentina à conquista de títulos. Agora, com o craque definitivamente consagrado como um dos maiores de todos os tempos, a Conmebol e a agência BBDO fizeram uma brincadeira com a frase “Onde está o Messi?”, dita muitas vezes por rivais – e que, após esse tricampeonato, ganha outro significado. Veja:
Quem nunca fez uma promessa em troca de um campeonato de futebol? A Noblex, fabricante de televisores da Argentina já havia viralizado em 2017, quando prometeu devolver o dinheiro de seus clientes caso a seleção argentina não se classificasse para o Mundial da Rússia.
Agora, a marca estava tão confiante na conquista do tricampeonato que fez uma promoção aos consumidores: quem comprasse televisores de 65 ou 75 polegadas no dia 30 de outubro receberia o dinheiro de volta se a seleção do país ganhasse a Copa. A data não foi escolhida à toa: 30 de outubro era o aniversário de Diego Maradona. Veja o comercial da ação:
O canal esportivo TyC Sports destacou a paixão do povo argentino pelo futebol e por sua seleção, mostrando a mobilização que os jogos geram na torcida, independentemente do local em que estejam. Veja:
O craque da Copa do Catar já estava recebendo homenagens bem antes de brilhar nos gramados do Oriente Médio. A Adidas fez um comercial para celebrar o último Mundial de Lionel Messi. Com recursos de inteligência artificial e tecnologia, a fabricante de artigos esportivos conseguiu colocar o craque para disputar com versões de si mesmo, em outros momentos da carreira, no filme “The Impossible Rondo”. Veja:
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público