Chanel ganha agência própria do WPP
Holding britânica lança Plus, estrutura que reúne profissionais de Ogilvy, AKQA e bureaus de mídia MEC e Mindshare
Holding britânica lança Plus, estrutura que reúne profissionais de Ogilvy, AKQA e bureaus de mídia MEC e Mindshare
Felipe Turlao
4 de julho de 2013 - 9h30
Acaba de surgir mais uma estrutura de agência dedicada a um único cliente. Após processo de concorrência inicialmente focado em compra de mídia, a marca Chanel resolveu entregar ao vencedor, o grupo WPP, uma parte maior de sua conta, incluindo criatividade e digital.
Para o atendimento ao cliente, está sendo criada a Plus, uma iniciativa que irá concentrar talentos de diversas agências do WPP: Ogilvy, AKQA, e os bureaus de mídia Mindshare e MEC.
O anunciante tem porte razoavelmente grande nos Estados Unidos, com investimentos em mídia na ordem de US$ 139 milhões em 2012, sendo mais da metade em mídia impressa. Uma das campanhas de destaque recentemente foi um comercial de Chanel No. 5 estrelado por Brad Pitt. O diretor criativo da marca é o estilista Karl Lagerfeld.
Confira algumas outras estruturas que, assim como a Plus, foram criadas para anunciantes específicos:
Red Fuse
Criada em setembro de 2012 pelo WPP para atendimento de Colgate-Palmolive, reúne profissionais de agências como Y&R e VML. O plano é dar um ar mais digital para as ações da marca. A operação no Brasil está alocada dentro da digital VML, do Grupo Newcomm.
Calvary
O WPP também lançou no ano passado, em junho, uma agência exclusiva para a cervejaria MillerCoors. Trata-se da Cavalry, que reúne cerca de 40 pessoas de Y&R, JWT, VML e a empresa de branding Landor.
McCann ExtraBoldCondensed
O rival Interpublic não ficou atrás e divulgou, em dezembro de 2012, o surgimento da McCann ExtraBoldCondensed, ou McCann XBC, divisão para atender MasterCard. A unidade reúne profissionais de agências como McCann, R/GA, Octagon, e MRM. “Essas estruturas de comunicação não operam de forma independente da rede. Elas são construídas para unir os talentos da McCann e assegurar que estamos usando todos nossos recursos para ajudar aos clientes”, diz Luca Lindner, membro do escritório do Chairman e presidente da rede McCann para Américas, África e Oriente Médio.
Commonwealth
Estrutura voltada para a marca Chevrolet criada em 2012. A agência é um caso específico, já que se trata de uma joint venture reúne profissionais de duas holdings: Omnicom, por meio da Goodby, Silvertein & Partners, e Interpublic, pela McCann. Washington Olivetto, chairman da operação brasileira, é um dos líderes criativos globais da Commonwealth.
Agência Fiat
No Brasil, Leo Burnett Tailor Made e AgênciaClick¬ juntaram esforços em 2011 na estrutura une uma agência da holding Publicis Groupe e a outra do Aegis. Seu surgimento foi um pedido do anunciante para integrar as áreas off-line e online.
Publicis Sanofi Lab
Funciona há muitos anos como agência para Sanofi. Nesse caso, o objetivo foi criar uma estrutura para um segmento específico, como é healthcare.
Beauty Team
Criada para L’Oréal em 2011.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público