Conar: 70% dos processos são de publicidade digital

Buscar

Conar: 70% dos processos são de publicidade digital

Buscar
Publicidade

Comunicação

Conar: 70% dos processos são de publicidade digital

Em 2019, entidade julgou 329 casos e 75% terminaram com algum tipo de punição ou advertência à agência ou ao anunciante


2 de março de 2020 - 6h00

A maior parte dos processos abertos pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) em 2019 envolveu anúncios e ações veiculados no ambiente da internet. De acordo com balanço divulgado pela própria entidade, 69,5% dos processos são oriundos de campanhas online (em 2018, eram 63,6%). Os comerciais veiculados na TV aparecem em segundo lugar, respondendo por 13,5% dos casos avaliados pelo Conselho. A mídia exterior aparece na terceira posição, com 8% dos anúncios. Veja:

Ao todo, o Conar abriu 302 processos ao longo do ano de 2019, número ligeiramente inferior aos 324 registrados em 2018. A maior parte desses processos (70%) foi aberto com base em denúncias feitas por consumidores. Já 16,9% dos processos instaurados foi motivado por denúncia feita pelos próprios associados da entidade. O próprio Conar, de forma institucional, também pode decidir abrir um processo (e isso aconteceu em 12,9% dos casos no ano passado). Os processos que correspondem ao 1,9% restante foram instaurados a partir de atitude dos membros do conselho de ética.

Ainda em 2019, o Conar julgou 329 casos. Mais da metade deles envolveram peças publicitárias de anunciantes dos segmentos de alimentos, sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, medicamentos, cosméticos, serviços de saúde, moda e varejo.

De acordo com o Conar, 75% dos processos terminaram com algum tipo de punição (sustação, alteração da campanha ou advertência à agência e ao anunciante).

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • GranPlus enfatiza o sabor como diferencial no mercado pet

    GranPlus enfatiza o sabor como diferencial no mercado pet

    Marca da BRF Pet renova posicionamento de comunicação e amplia a atuação ao entrar nas categorias de patês e biscoitos para cães e gatos

  • Comfort contrata Taís Araújo como embaixadora

    Comfort contrata Taís Araújo como embaixadora

    Além da atriz, marca terá nomes como Ademara, Ana Flávia Cavalcanti, Arthur Picoli, Letícia Vaz, Lore Rufis, Rafa César e Sarah Fonseca em seu time de influenciadores