Comunicação
Conar: 70% dos processos são de publicidade digital
Em 2019, entidade julgou 329 casos e 75% terminaram com algum tipo de punição ou advertência à agência ou ao anunciante
Conar: 70% dos processos são de publicidade digital
BuscarConar: 70% dos processos são de publicidade digital
BuscarEm 2019, entidade julgou 329 casos e 75% terminaram com algum tipo de punição ou advertência à agência ou ao anunciante
Bárbara Sacchitiello
2 de março de 2020 - 6h00
A maior parte dos processos abertos pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) em 2019 envolveu anúncios e ações veiculados no ambiente da internet. De acordo com balanço divulgado pela própria entidade, 69,5% dos processos são oriundos de campanhas online (em 2018, eram 63,6%). Os comerciais veiculados na TV aparecem em segundo lugar, respondendo por 13,5% dos casos avaliados pelo Conselho. A mídia exterior aparece na terceira posição, com 8% dos anúncios. Veja:
Ao todo, o Conar abriu 302 processos ao longo do ano de 2019, número ligeiramente inferior aos 324 registrados em 2018. A maior parte desses processos (70%) foi aberto com base em denúncias feitas por consumidores. Já 16,9% dos processos instaurados foi motivado por denúncia feita pelos próprios associados da entidade. O próprio Conar, de forma institucional, também pode decidir abrir um processo (e isso aconteceu em 12,9% dos casos no ano passado). Os processos que correspondem ao 1,9% restante foram instaurados a partir de atitude dos membros do conselho de ética.
Ainda em 2019, o Conar julgou 329 casos. Mais da metade deles envolveram peças publicitárias de anunciantes dos segmentos de alimentos, sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, medicamentos, cosméticos, serviços de saúde, moda e varejo.
De acordo com o Conar, 75% dos processos terminaram com algum tipo de punição (sustação, alteração da campanha ou advertência à agência e ao anunciante).
Compartilhe
Veja também
Druid Creative Gaming expande operação para o México
Alan Trejo comandará a Druid México como diretor geral ao lado de Carol Rodrigues, na função de diretora de operações
Americanas completa 95 anos com mensagem emocional
Campanha, criada pela WMcCann, pretende relembrar grandes marcos da trajetória da companhia e terá desdobramentos nas redes e em retail media