Conar veta tom erótico na internet
Duas campanhas semelhantes, de marcas de cerveja e piscina, resultaram em advertência
Duas campanhas semelhantes, de marcas de cerveja e piscina, resultaram em advertência
Meio & Mensagem
3 de maio de 2013 - 5h11
A reunião mais recente do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) resultou em duas advertências punindo anunciantes que combinaram o ambiente online e tom erótico em suas campanhas. A mais “caliente” é a da Conti Bier, protagonizada pela atriz de filmes adultos Vivi Fernandez. Ela interage com a nova embalagem da bebida e a sonoplastia, somada à atuação de Vivi, confere ares eróticos ao comercial. Assista abaixo.
CONTIBIER VRFINAL ALTA-HD 1080p Video Sharing from Andre Candeloro on Vimeo.
A abordagem ousada rendeu uma denúncia de um consumidor de Curitiba, que considerou a campanha demasiadamente apelativa. Os conselheiros do Conar concordaram com a denúncia e, além de suspender a campanha, advertiram o anunciante. A relatora do processo criticou a marca de cerveja, que negou existir viés erótico no comercial.
O outro caso envolve a marca de piscinas Igui. Garotos aparecem brincando na piscina e, ao deparar com duas garotas mais velhas, eles simulam um afogamento. A garota, então, se prepara para fazer respiração boca a boca – mas é impedida pela amiga, que nota a armação. O anunciante foi advertido pela campanha e informou que está providenciando a substituição do comercial. Assista abaixo.
VW volta ao órgão
Já uma campanha da Volkswagen voltada ao público feminino, veiculada em março, foi alvo de denúncias ao Conar. As reclamantes, 15 consumidoras, alegaram que “Mecânica Inteligente para Mulheres” reforçava estereótipos como o desconhecimento técnico de carros pelo público feminino. Uma das frases usadas na campanha fazia uma analogia entre a falta de troca de óleo do carro e a de hidratante para a pele feminina. A montadora alegou que o objetivo da campanha era ser bem humorada e que “as mulheres em geral aprovaram a campanha”. A relatora do processo acatou a argumentação e o processo foi arquivado por unanimidade. Outros sete processos foram julgados na reunião da quinta-feira 2, realizada em São Paulo.
Compartilhe
Veja também
O que propõe o novo curso sobre IA voltado ao mercado publicitário?
Com nove módulos, totalizando cerca de 27 horas de aulas teóricas e práticas, curso da Miami Ad School pretende capacitar uma nova geração de profissionais para a era da IA
Os 8 potenciais conflitos de contas na fusão entre Omnicom e Interpublic
Holdings são detentoras de contas de criatividade e mídia de anunciantes concorrentes em diversos segmentos