Conared discute autorregulamentação na América Latina
Reunião ocorrida em Buenos Aires na última semana discutiu os rumos da autorregulamentação publicitária na Argentina,Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, México, Peru e Paraguai
Conared discute autorregulamentação na América Latina
BuscarConared discute autorregulamentação na América Latina
BuscarReunião ocorrida em Buenos Aires na última semana discutiu os rumos da autorregulamentação publicitária na Argentina,Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, México, Peru e Paraguai
Robert Galbraith
22 de setembro de 2011 - 5h51
O atual momento vivido pela autorregulamentação nos principais mercados publicitários da América Latina foi o tema da reunião da Rede Latino-americana de Organismos de Autorregulamentação (Conared, sigla em espanhol), que aconteceu na última semana em Buenos Aires, com a participação de Gilberto Leifert, presidente do Conselho de Autorregulametação Publicitária (Conar). Também estiverem presentes os dirigentes dos órgão de autorregulamentação da Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, México, Peru e Paraguai que tiveram a oportunidade de discutir juntos os avanços tanto na América Latina quanto nos principais mercados do mundo. A última reunião do gênero havia acontecido em outubro do ano passado no Rio de Janeiro.
No final da reunião foi divulgada a Carta de Buenos Aires, que traz o seguinte texto:
“Buenos Aires, Argentina, 16 de setembro de 2011.
Ratificação de adesões à Rede Latino-americana de Organismos de Autorregulamentação (CONARED).
Os organismos de autorregulamentação publicitaria da América Latina, agrupados na CONARED, recordando os Acordos de Fundação adotados em San Salvador em 30 de Novembro de 2007, tendo muito em conta as considerações e compromissos subscritos na Carta do Rio de Janeiro, de 8 de Octubre de 2010;
– reiteram sua convicção de que a publicidade é instrumento fundamental para a atividade econômica, da formação de consumidores melhores informados, mais atentos à qualidade dos produtos e serviços disponíveis no mercado, assim como para uma maior integração social;
– renovam seu compromisso com a defesa da libertade de expressão comercial sempre sujeita às normas legais aplicáveis em cada país e aos princípios dos códigos de ética ditados por cada organismo de autorregulamentação como defensores da publicidade responsável que deve ser buscada por toda empresa anunciante, agência de publicidade e meio de comunicação;
– Ratificam sua adesão à Conared como organismo regional, de caráter não governamental, cujos fins substanciais compreendem o de fomentar a autorregulamentação publicitária, impulsionar o intercâmbio de conhecimentos e experiências adquiridas nacionalmente; e incentivar a prática de uma publicidade socialmente responsável;
– Celebram a incorporação do Centro de Regulação, Normas e Estudos da Comunicação (CERNECO), do Paraguay;
– Os Organismos de Autorregulamentação subscritos felicitam o plano de ação aprovado nesta reunião e se comprometem a somar seus esforços na execução das metas previstas.
Buenos Aires, Argentina, 16 de setembro de 2011.
Argentina: Conarp. Consejo de Autorregulación Publicitaria.
Brasil: Conselho Nacional de Autorreglamentaçao Publicitária.
Chile: CONAR. Consejo de Autorregulación y Ética Publicitaria.
Colombia: CONARP. Comisión Nacional de Autorregulación Publicitaria.
El Salvador: CNP. Consejo Nacional de la Publicidad.
México: CONAR. Consejo de Autorregulación y Ética Publicitaria.
Paraguay: CERNECO. Centro de Regulación, Normas y Estudios de la Comunicación.
Perú: CONAR. Consejo Nacional de Autorregulación Publicitaria.
Compartilhe
Veja também
Santander leva atendimento bancário para dentro das empresas
Campanha marca a estreia da LePub no atendimento ao banco e destaca as soluções voltadas e empreeendedores
Campanhas da Semana Especial: brasilidade e cultura no ritmo do São João
A Seara patrocina o maior São João do mundo com ativações exclusivas, enquanto a Will Bank aposta no ícone sertanejo, João Gomes