Crane ganha novo COO

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Crane ganha novo COO

Rodrigo Toledo (ex-Santa Clara e Flagcx), junta-se aos sócios Thiago Baron e Fabio Shimana na operação focada em digital, ativações e influenciadores


5 de junho de 2017 - 15h00

Thiago Baron, Fabio Shimana e Rodrigo Toledo, da Crane (Crédito: Divulgação)

A Crane, agência fundada pelos CCOs Thiago Baron e Fabio Shimana, passa a contar com Rodrigo Toledo na função de COO da operação. Depois de atuar três anos como COO da Santa Clara, o executivo decidiu partir em busca de um novo desafio. “Comecei a perceber a importância em se ter um nível de hibridismo, quis entender a amplitude dos diversos pontos de contato”, conta.

Esse hibridismo está na própria maneira como a equipe da Crane – atualmente com 80 funcionários – é dividida. Há a área de management, responsável pela gestão do projeto e do planejamento de mídia; social media; strategists, que lidam com a estratégia e trabalham ao lado dos criativos; e brand leaders, que supervisiona todas as respectivas áreas e mantém um contato mais próximo ao cliente. “É uma estrutura quase linear que faz com que as ideias e soluções venham de qualquer lugar”, afirma Toledo.

Com quatro anos de operação, a empresa encerrou 2016 com um crescimento de 50%, impulsionado por trabalhos fortemente voltados para o digital para clientes como TNT, Jaguar, Melissa e HBO.

Sobre a Crane
Há quatro anos, os designers Baron e Shimana já haviam trabalhado em algumas agências de publicidade, cada qual com seu formato específico, mas principalmente em operações muito focadas na mensuração. Depois de uma temporada em São Francisco, na Califórnia, Baron voltou ao País inspirado por agências norte-americanas como 72ansSunny e Deustch, pouco preocupadas com os formatos e mais focadas nas soluções.

Com uma filosofia de unir as visões de negócio e de criação e de não estar atrelado ao PR, mídia e publicidade a dupla lançou a Crane. Na época, realizaram um pequeno projeto para a HBO, que hoje é um dos principais clientes da agência – no Brasil e América Latina – foi porta de entrada para a chegada de outras contas, como Mary Kay, Melissa e Pepsico. “Nosso objetivo é pensar estrategicamente o negócio do cliente quase que sendo uma extensão do time de marketing”, diz Baron. Segundo ele, em alguns casos a agência prioriza o success fee como modelo de remuneração para conseguir ter mais elasticidade na veiculação do trabalho.

No ínicio, a Crane focou digital e ativações, mas aos poucos foi ampliando o campo de atuação. Um deles deu origem a uma unidade independente chamada Nation by Crane, uma operação que gerencia a carreira de uma rede de influenciadores e os encaminha para as marcas que tenham mais a ver com os respectivos perfis. “Percebemos que havia duas deficiências: o influenciador não sabia o que fazer com sua carreira e a marca não sabia como utilizar esse influenciador”, conta Baron. A plataforma, comandada pelo ex-diretor de social media da agência, conta com dashboards apoiados em dados e deu origem a cases de branded content como “Jaguar vs Helicóptero”, protagonizado pelo youtuber André Pilli.

Nesta segunda, 5, a agência, em parceria com a Nation,  apresenta um novo trabalho com Pilli. Criado para a Goodyear para promover o pneu exclusivo desenvolvido para o Camaro SS 2017, o vídeo mostra uma corrida entre o Camaro e um drone de corrida na pista molhada da marca.

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